Boletim ANPEd | abril-maio de 2018

Editorial

Prezadas/os associados/as,

Leia aqui o Boletim ANPEd de abril-maio de 2018. Este mês a comunidade de nossa área volta atenção e forças para a I CONAPE - Conferência Nacional Popular de Educação, que será realizada entre os dias 24 e 26 de maio em Belo Horizonte/MG. Além de somar esforços para este momento de resistência contra o desmonte social e democrático do país, a Associação irá promover no encontro, junto a ABdC, uma mesa para discutir os efeitos da BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Espaços de resistência e debates plurais também ganharão forma nas cinco reuniões regionais da ANPEd em 2018, a partir de julho. Tire aqui dúvidas para não ficar de fora do encontro de sua região. Por sua vez, a 39ª Reunião Nacional já encontra-se em fase da articulação - diretoria e comissão local encontraram-se esta semana na UFF, que receberá o evento em outubro de 2019.

Este Boletim traz uma série de artigos que projetam desafios e perspectivas para a Pós-Graduação nos próximos anos, incluindo entrevista com o novo coordenador de área na Capes, Robert Verhine (UFBA), além de análises sobre o impacto do avanço de grupos privados na oferta de ensino no país, simbolizado pela recente aquisição da Somos Educação pela Kroton. Destaque também para texto da vice-presidente da ANPEd Maria Margarida Machado (UFG) sobre os 40 anos da Associação. 

A pesquisa de associadas em nível de mestrado e doutorado igualmente é destaque nesta edição, a partir de tese defendida na UFSC sobre "Universidades de Classe Mundial e o Consenso pela Excelência" e prêmio recebido por dissertação defendida na UNIRIO sobre "Aprendizagens decoloniais a partir das cartas de mulheres encarceradas: um estudo sobre o movimento negro educador". A premiação ocorreu em encontro da AERA (American Education Research Association) em Nova York no mês de abril, onde a ANPEd também organizou atividades especiais.

Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

Contribua com textos para o Boletim ANPEd - clique aqui e saiba mais