Boletim ANPEd | março-abril de 2018

Editorial

Prezadas/os associados/as,

Leia aqui o Boletim ANPEd de março-abril de 2018. Há exatos 40 anos a ANPEd era fundada em reunião no Rio de Janeiro com a presença de representantes de programas de pós-graduação e de entidades diversas. Nessas quatro décadas, a Associação assumiu fortemente seu papel de defesa da pós-graduação e pesquisa em educação. Confira o vídeo especial produzido por nossa equipe de Comunicação:

 

No momento em que a ANPEd completa 40 anos, reafirma-se a necessidade absoluta de defesa da democracia e da liberdade de expressão, bandeiras igualmente assumidas pela Associação nas últimas quatro décadas. Defendemos de modo intransigente as garantias democráticas, como o direito de defesa e a defesa da vida, elementos constitutivos de uma sociedade democrática. Os acontecimentos recentes no Brasil — o assassinato da vereadora Marielli Franco e  Anderson Gomes no contexto de uma intervenção militar no Rio de Janeiro, a prisão afoita do ex-presidente Lula diante de evidentes dúvidas sobre a ausência de trânsito em julgado, a agressão realizada pela política federal aos manifestantes a favor do ex-presidente com uso de bombas de efeito moral e balas de borracha contra uma população de pessoas e crianças completamente desarmados — tornam a defesa da democracia uma emergência nacional e compromisso inadiável dos que acreditam na democracia como condição e vetor da educação. Assim, reafirmar a possibilidade da defesa do princípio constitucional da gestão democrática na escola pública implica compreensão do contexto geral em que a educação está imersa. A violência judicial e policial dirigida a grupos da sociedade civil ou entre cidadãos é a negação da possibilidade de vivermos juntos. Reafirmar o sentido formativo, libertador e solidário da educação, um sentido que buscamos ao fazer pesquisa para avançar na compreensão dos processos e sentidos da formação humana, requer negar veementemente qualquer forma de violência. A ANPEd reafirma enfaticamente que quando a democracia corre risco a educação corre risco!

A ANPEd nestes 40 anos se fez pelo caráter coletivo, mas sem negar a importância de trajetórias pessoais. É neste sentido que este Boletim traz dois textos em homenagens a anpedianas que nos deixaram nas últimas semanas. Através de sensíveis depoimentos de colegas, ganha vida o trabalho de Ana Beatriz Cerisara, referência na educação infantil e artesã que via nos bordados uma forma de celebrar passado e presente - confira também álbum de bordados de Anabea, como era carinhosamente conhecida. O segundo texto relembra a importância de Maria Julieta Calazans para a fundação da ANPEd e para a própria expansão da pós-graduação no país. Os 40 anos da ANPEd também são tema da seção "Expressões", da gestão Resistência Criativa à frente da Associação no biênio 2017-2019.

A Associação convida seus associados/as/es e programas filiados ao FORPREd para acompanharem e se envolverem com as cinco reuniões científicas regionais que ocorrem este ano em todo país: Sudeste (15 a 18 de julho), Sul (23 a 26 de julho), Centro-Oeste (15 a 18 de outubro), Norte (24 a 26 de outubro) e Nordeste (19 a 22 de novembro) - atenção para os prazos de submissão e escrições de cada encontro. Mais informações podem ser obtidas nos sites específicos de cada reunião, com acesso disponível na primeira página do portal da ANPEd. Neste Boletim você confere uma entrevista com uma das organizadoras da ANPEd Sudeste 2018, Mara Regina Jacomeli, com destaque do encontro que acontecerá na UNICAMP. Ser associado/a/es é um dos requisitos para submeter trabalhos às regionais - mais informações aqui. Mas além disso, por que se associar à ANPEd? Confira o vídeo abaixo para obter tal resposta.

 

No momento em que é eleita o novo coordenador de área na CAPES para o quadriênio 2018-2022, o professor Robert Verhine (UFBA), a ANPEd disponibiliza vídeos com a íntegra de seminário promovido pela Associação e pelo FORPREd em abril de 2017 em Fortaleza/CE. O seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para qualidade na área de Educação no novo milênio" trouxe levantamentos de pesquisa, críticas e sugestões das coordenações de PPGEds, relatos de experiências destas e de convidados internacionais e debates em profundidade entre os presentes, incluindo a diretora de Avaliação da CAPES e do representante de área na agência à época.

Este Boletim ainda traz uma contribuição de texto do professor José Antonio Supulveda (PPGEd - UFF) sobre laicidade, tema que recebeu votação a favor do proselitismo religioso pelo STF em outubro de 2017 e que volta à destaque com a preocupante presença do Ensino Religioso nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outro tema debatido nesta edição é a "A lesbianidade como arte da produção de si e suas interfaces no currículo", a partir de um bate-papo com Patrícia Daniela Maciel (IFPR) e Maria Manuela Alves Garcia (UFPel), autoras de artigo sobre a questão publicado no último lote da Revista Brasileira de Educação (RBE).
 
Aqui você ainda encontra notícias e documentos sobre o posicionamento da ANPEd na agenda da política educacional brasileira - como formação de professores, atuação da CAPES e defesa do direito a creches (recentemente o ministro da Saúde sugeriu o compartilhamento destas com unidades de saúde), sem deixar jamais de relembrar o legado da vereadora Marielle Franco e da busca por justiça a seu assassinato no Rio de Janeiro, que também vitimou seu motorista, Anderson Gomes. 
 
Por fim, mas não menos importante, não deixe de acompanhar as movimentações para a histórica realização da Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio na UFMG, em Belo Horizonte/MG. 

Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

*A capa deste boletim traz imagem produzida pela ilustradora e jornalista Rebeca Letieri, a partir de referência visual disponível neste link.

Contribua com textos para o Boletim ANPEd - clique aqui e saiba mais

Expediente

Ano VII - n.36 - março-abril/2018 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2017-2019 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “Resistência e Movimento” | Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br