Boletim ANPEd | fevereiro-março de 2018

Editorial

Prezadas/os associados/as,

Leia aqui o Boletim ANPEd de fevereiro-março de 2018. A Associação convida a todas/os/es a celebrarem o Dia da Mulher como um momento de luta por direitos e pela própria vida - desafios que infelizmente ainda demandam grandes esforços para serem superados em nossa sociedade. A partir de colaboração do GT de Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT 07), apresentamos um texto de associadas que pontuam o direito à creche, bandeira ligada à emancipação das mulheres ainda no final da década de 1970. Para isso, as pesquisadoras relembram palavras de Fúlvia Rosemberg (1942-2014), anpediana e ativista pelo direito à educação infantil. Este dia 08 de março é marcado por atividades em todo país, como informa notícia deste boletim.

Recentemente o tema do financimento da educação brasileira foi novamente trazido à tona, porém de forma supercial, alimentando discursos nas redes. Em artigo exclusivo para este boletim, o anpediano José Marcelino Rezende (USP) parte de relatório e declarações do diretor do departamento de Educação da OCDE e um dos criadores do Pisa para expor algo que os pesquisadores/as brasileiros/as já alertam há tempos: a necessidade de expansão do investimento na educação para que o país atinga níveis de qualidade semelhantes aos da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. No ano passado, o tema já havia ganhado o debate nacional, porém com argumento oposto, a partir de relatório do Banco Mundial, que sugeria de forma leviana a cobrança de mensalidades no Ensino Superior. Este foi o ponto de partida para a produção de um vídeo especial da Comunicação ANPEd, que aborda os 10 mitos relativos à Educação brasileira, tendo como base artigo do pesquisador Nelson Cardoso Amaral (UFG), também disponível aqui. Confira:

 

 

Esta edição também traz uma resenha do documentário "Fora de Série" - produzido pelo Observatório Jovem da UFF, o filme acompanha a trajetória de estudantes da EJA no Rio de Janeiro. O dia-a-dia de uma escola ainda é tema de entrevista com autoras de artigo da RBE deste mês, abordando a importância da direção escolar. Outro destaque deste boletim é a estreia da seção "Expressões", que abre um diálogo da diretoria da ANPEd, gestão Resistência Criativa (2017-2019) diretamente com associados/as/es. Dessa forma, você confere aqui um olhar da presidente, Andrea Gouveia (UFPR), sobre a conjuntura política da educação no país e um recado da segunda secretária, Maria Luiza Sussekind (UERJ) sobre a CONAPE 2018 - o portal da ANPEd possui um espaço exclusivo para informações sobre a a Conferência Nacional Popular de Educação, que ocorre de 26 a 28 de maio em Belo Horizonte. A atuação da ANPEd na agenda política da Educação brasileira pode ser igualmente acompanhada neste boletim, que aborda temas como o posicionamento contrário de entidades à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica e contra à BNCC. 

Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

*A capa deste boletim traz imagem produzida pela ilustradora e jornalista Rebeca Letieri, a partir de referência visual disponível neste link.

Contribua com textos para o Boletim ANPEd - clique aqui e saiba mais

Expediente

Ano VII - n.35 - fev-março/2018 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2017-2019 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “Resistência e Movimento” | Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br