Boletim ANPEd | agosto de 2016 | especial "Resistências"

Editorial

A ANPEd, através de seu setor de Comunicação, vem produzindo regularmente materiais jornalísticos e analíticos que oferecem aos associados, assim como à sociedade em geral, subsídio para a compreensão da política educacional em curso. Como exemplo citamos a série "Conquistas em Risco", disponível para acesso no portal da Associação. Temos como objetivo trazer a voz dos associados como fontes qualificadas para entrevistas, reportagens, análises, com uma política editorial de escuta de anpedianas e anpedianos que falam a partir de suas experiências e saberes de pesquisa.

É neste sentido que apresentamos a você, associado, e a todos interessados o Boletim ANPEd - especial Resistências, que conta com duas coletâneas de textos: "Ocupar Educa?" e "Resistências" - acesso através do menu a sua direita.

 A proposta da série "Resistências" é oferecer uma perspectiva da sociedade que resiste em práticas de educação, liberdade e construção da coisa pública num contexto de evidentes sinais de retrocessos no campo dos Direitos Humanos e de ameaças à educação pública, assim como um olhar atento e vigilante à gestão do MEC sob o governo interino de Michel Temer. Nesse sentido, você confere aqui análises sobre o Projeto de Lei "Escola Sem Partido", sobre a greve e a condição docente da UERJ e sobre Ações Afirmativas no ensino superior, dentre outros.

A ANPEd tem a compreensão de que em nossa conjuntura política as ocupações que afloram por todo país carregam questionamentos e sinalizações de demandas e práticas que nos ajudam a repensar os dilemas e desafios da educação brasileira. É assim que a coletânea "Ocupar Educa?" reúne depoimentos, análises e relatos de pesquisas em torno da experiência educacional em diferentes ocupações, estas mensageiras de mudança, novas práticas e transformações nem sempre compreendidas por governos, mídias e boa parte da sociedade. Nesta série é possível conhecer desde ensaios de pesquisadores sobre a perspectiva democrática de ocupações de escolas públicas até relatos dos próprios estudantes em Fortaleza e Minas Gerais, além de uma análise sobre os movimentos estudantis do Chile em 2011. Convidamos você também a assitir ao vídeo, na sequência, produzido pela Comunicação da ANPEd na ocupação do Minc no Rio de Janeiro, que traz depoimentos que buscam reponder à pergunta que motivou essa coletânea: Ocupar Educa? Tire suas próprias conclusões. 

As duas coletâneas presentes neste boletim possuem colaboração de fluxo contínuo, com a possibilidade de inserção de novos textos que igualmente trarão uma reflexão contínua sobre os contextos e temáticas que desafiam a educação contemporânea.

Boa leitura!

 

 

Expediente

PORTAL da ANPEd www.anped.org.br Ano V - n.21 - julho/2016 Jornalista Responsável: João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo: Paulo Carrano Estagiárias de comunicação: Amanda de Oliveira Costa e Camila Shaw - Biênio 2015-2017 Gestão “Resistência e Movimento” Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) ANPEd Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09:00 às 18:00