Ano V - n. 19 - Fevereiro/2016

Editorial

Apresentamos a você, associado(a) da ANPEd, o Boletim do mês de março de 2016. Neste momento delicado pelo qual passa a vida política no país, relembramos em matéria especial e manifesto os 38 anos da ANPEd reforçando seu compromisso com a defesa da democracia e com a educação brasileira. Pedimos a todos(as) que também conheçam e se engajem na campanha "Aqui Já Tem Currículo", através da qual a Associação pretende dar voz a professore(a)s que não foram devidamente ouvidos(as) nos processos frios de escuta da construção equivocada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) empreendida pelo MEC.

Nesta edição você confere três entrevistas que evidenciam compromissos da ANPEd em diferentes frentes. Luiz Dourado (UFG) contextualiza a histórica homologação das Diretrizes Nacionais para oferta de Programas e Cursos de Educação Superior à Distância. Já Denise Leite (UFRGS) fala sobre a pesquisa "A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores", publicada na última edição da RBE. Por fim, a presidente da ANPEd, Andrea Gouveia (UFPR) aborda os desafios da atual gestão da Associação.

Chamamos atenção também para o prazo final (após prorrogação) para o pagamento da anuidade da Associação com desconto, até 21 de março (segunda) - estar quite é condição para a submissão de trabalhos em quaisquer das cinco regionais deste ano. Aqui você encontra informes sobre as Reuniões Científicas Regionais e sobre a visita técnica que aprovou a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para sediar a 38a Reunião Nacional da ANPEd em 2017.

Nesse espaço você ainda pode acessar conteúdos diversos, como a edição no 64 da Revista Brasileira de Educação (RBE), manifestos (contrários aos cortes na Faperj e ao prêmio Vale-Capes), conclamação e petição sobre a minuta da resolução da Ética na Pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas, além de eventos e editais da Educação.

Boa leitura!

Expediente

PORTAL da ANPEd www.anped.org.br Ano V - n.19 - março/2016 Jornalista Responsável João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo Paulo Carrano Estagiária de comunicação Tatiana de Carvalho Oliveira Diretoria - Biênio 2015-2017 Gestão “Resistência e Movimento” Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) - ANPEd Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09:00 às 18:00