Ano IV - n. 17 - Outubro/2015

Editorial

A ANPEd realizou entre os dias 4 e 8 de outubro de 2015 sua 37a Reunião Nacional, na UFSC em Florianópolis. Com mais de 600 trabalhos apresentados e 2.200 inscritos, o encontro apresentou uma programação científica e cultural diversificada, com público total na universidade superior a 3 mil pessoas. Neste Boletim você confere a cobertura completa da Reunião, com reportagem especial e destaque aos 32 vídeos, incluindo entrevistas com realizadores, convidados nacionais e internacionais, além de álbuns de fotos das diferentes atividades promovidas durante os cinco dias de programação e relação completa das moções e manifestações da Reunião.

Com a estratégia de efetivar uma comunicação dinâmica tanto para os participantes do encontro quanto para os associados de todo o Brasil que não puderam comparecer à capital catarinense, o trabalho nas redes sociais da Associação tiveram a um alcance significativo - apenas no Facebook, as publicações chegaram a mais de 100 mil pessoas e superaram a meta de mais de 7 mil seguidores permanentes da página.

Outro destaque deste Boletim é a estreia do projeto Memória ANPEd, com entrevistas especiais em vídeo com nomes de destaque da história de quase 40 anos da Associação. Na estreia, você confere o depoimento de Osmar Fávero, que aborda o contexto de seu período de vice-presidente (1983-1985), presidente (1985-1999) e editor da Revista Brasileira de Educação (2001 a 2010), além de outras tantas contribuições e histórias.

Fique atento também ao período de eleição para a próxima Diretoria e Conselho Fiscal da Associação, que estará aberto entre os dias 30 de outubro e 14 de novembro. Na Assembleia Geral da 37a Reunião Nacional, foi apresentada candidatura única, com a chapa Resistência e Movimento 2015-2017.

Para você associado acompanhar um pouco mais da atuação da ANPEd nas políticas educacionais do país, separamos os pronunciamentos que a Associação apoiou, escreveu e subscreveu desde janeiro de 2014, totalizando mais de 50 documentos. Outra divulgação importante refere-se ao resultado da Seleção de Artigos pela parceria ANPEd/Secadi-MEC.

Nesta edição você ainda poderá ler a seção "De Olho na Mídia", desta vez esmiuçando a estratégia de cobertura da imprensa dos temas Base Nacional Comum (BNC) e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), além de mais um artigo de colocação para o Boletim, desta vez sobre o processo de "militarização" de escolas públicas no Amazonas.

Boa leitura!

Seções

Expediente

Jornalista Responsável: João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo: Paulo Carrano Estagiária: Tatiana de Carvalho Oliveira Diretoria - Biênio 2013-2015 Gestão “Democracia e Participação na Pós-graduação e Pesquisa em Educação” Presidente: Maria Margarida Machado (UFG)