Ano IV - n. 15 - Agosto/2015

Editorial

Apresentamos a você, associado da ANPEd, o Boletim do mês de agosto de 2015. Com a proximidade da 37a Reunião Nacional (4 a 8 de outubro), chamamos atenção para o prazo final para inscrições para o encontro (28 de setembro), assim como para as informações já disponíveis no site do evento, como a programação completa dos GTs. Outro prazo importante refere-se ao edital que premiará artigos dentro da temática Documentação, Memória e História da Educação no Brasil, com envio até 20 de setembro, numa iniciativa viabilizada através de convênio entre ANPEd e Secadi/MEC. Por aqui você confere a atuação da Associação em diversas instâncias da agenda da educação, como PNE, Capes, Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais.

Em entrevista com a professora Gizele Souza (UFPR), membro do GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 Anos), você pode conhecer o contexto de criação da ANEI - Avaliação Nacional da Educação Infantil. Já no Fórum ANPEd Debate, convidamos a comunidade acadêmica e demais interessados a aprofundar a discussão entorno do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Neste Boletim também inauguramos a seção "De Olho na Mídia", em que acompanhamos de forma crítica e informativa a abordagem da imprensa em torno de temas que têm ganhado maior visibilidade em jornais e portais de notícias - para esta estreia destacamos o Enem e o Fies. Nesta edição você ainda encontra outras notícias e eventos da educação. Aguardamos seus comentários, sugestões e colaborações.

Boa leitura!

Expediente

Jornalista Responsável: João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo: Paulo Carrano Estagiária: Tatiana de Carvalho Oliveira Diretoria - Biênio 2013-2015 Gestão “Democracia e Participação na Pós-graduação e Pesquisa em Educação” Presidente: Maria Margarida Machado (UFG)