XXVI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO - 2ª EDIÇÃO NACIONAL

Temática Geral: Conhecimento, formação e ética: a educação na contemporaneidade

 
Período de realização: 08 a 11 de novembro de 2011
 
Inscrições de trabalhos até 16 de setembro de 2011
 
Palestrantes confirmados:
Profa. Dra. Terezinha Rios (FE-USP)
"A dimensão ética do trabalho docente"
Pesquisadora do GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da FE/USP. É membro da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa e do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora. Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de Filosofia e Educação, especialmente da Ética e da Didática, voltando sua reflexão sobre os temas dos Fundamentos da Educação, da Formação de Professores, da Competência Profissional.
 
Prof. Dr. José Carlos Souza Araújo (FACED-UFU)
"A ética e o conhecimento como formação: limites e possibilidades"
Atua como professor e pesquisador nas áreas de Filosofia e História da Educação, Pedagogia e Didática. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua criação em setembro de 1990; é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior: História, Sociedade e Política desde 2004. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre 01/02/2007 e 31/01/2011. Atuou como pesquisador visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), de março de 2009 a fevereiro de 2010. Atualmente, é pesquisador do CNPq, através do projeto 'Ser Professor no Brasil anos de 1920: profissão, profissionalização e profissionalismo.

Prof. José Pacheco (Escola da Ponte – Portugal)
"Escola da Ponte: educar na diversidade"
Idealizador e fundador do Projeto Educativo Escola da Ponte, que desde 1976 vem sendo construído por um coletivo de professores em uma escola pública em Vila das Aves, cidade do Porto em Portugal. A Escola da Ponte é uma escola pública onde se tem vindo a construir, desde há mais de trinta anos, um projeto pedagógico sólido e inovador, com um forte envolvimento da sociedade local, em particular dos pais, e com um sentido ativo e responsável de autonomia institucional.
 
Endereço eletrônico para informações e inscrições: www.jatai.ufg.br/conade
 
Promoção: Curso de Pedagogia/Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí