UFES sedia três seminários em único evento com o tema “Do Direito à Educação: Políticas de Acesso, Permanência e Justiça Social”

Entre os dias 20 a 22 de setembro de 2016 a UFES sedia o IV Seminário Nacional de Educação Especial, o XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão, tendo como tema: “Do Direito à Educação: Políticas de Acesso, Permanência e Justiça Social”. Os Seminários serão promovidos, em um único evento, pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Estado do Espírito Santo (FPEI-ES) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP), ambos do Centro de Educação (CE) da UFES.

O período de inscrições com submissão de trabalhos é até 10 de Agosto de 2016.

                                                                                       

Os eventos têm como objetivo principal socializar e debater a produção de conhecimento na área de educação especial, destacando o compromisso público e político com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos público-alvo da educação especial e com a formação e as práticas pedagógicas de professores dos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como, com as políticas públicas para a referida área.

Durante os eventos, serão discutidos seis eixos temáticos diferentes, com a presença de cerca de 18 convidados, entre conferencistas e palestrantes. Na programação estão previstas atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação oral e pôsteres. Serão debatidos assuntos como Programas sociais federais no enfrentamento à pobreza e à vulnerabilidade social; Acesso, permanência e processos de escolarização do público-alvo da educação especial; Atendimento Educacional Especializado e Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais do MEC; Políticas Atuais e Financiamento; Patologização e Medicalização do público-alvo da educação especial no Brasil; Ensino Fundamental e Médio para o Público-Alvo da Educação Especial; Políticas de Atendimento às Crianças e Adolescentes Pobres no Brasil; Desafios da Formação de Professores e Gestores na Perspectiva da Educação Inclusiva; Diferentes Modalidades de Ensino e o Público-alvo da Educação Especial, etc. A programação completa pode ser conferida no site do evento. Cada inscrito terá direito a participação em um minicurso dos 21 oferecidos e as vagas são limitadas. 

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