Polêmicas contemporâneas (UFBA) | programa de rádio

Polêmicas Contemporâneas debate os ataques à autonomia universitária
Os constantes ataques que as universidades públicas vêm sofrendo por parte do governo federal será o tema do próximo debate das Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA.

Com a presença do diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o neurocientista Sidarta Ribeiro, acontecerá  no próximo dia 27/05/2019, às 19 horas, o debate Autonomia universitária e o desenvolvimento da Ciência brasileira. Contará com a presença dos reitores Evandro do Nascimento Silva, da Universidade Estadual de Feira da de Santana, a vice-reitora e reitora eleita da UFRB, Georgina Gonçalves dos Santos, dos professores Rafael  AzizeMarcio Correia Campos e do escritor Aurélio Schomer,.

O evento acontecerá no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação) e a participação é livre sem necessidade de inscrição ou pagamento de taxas.

Perfil dos convidados

Sidarta Ribeiro, diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no biênio 2018/2019, professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (1993), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós-doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005). Tem experiência em neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, com interesse nos seguintes temas: memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional; neuroeducação; psicodélicos e política de drogas. Diretor da S ociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no biênio 2018/2019. De 2009 a 2011, atuou como secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. De 2011 a 2015, atuou como coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences. Desde 2011 é membro do comitê diretor da Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School). Pesquisador sênior associado do Centro de Pesquisas para Inovação e Difusão da FAPESP em Neuromatemática. Membro do conselho consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Autor de livros de divulgação científica e ficção.

Evandro do Nascimento Silva, Reitor da Universidade Estadual de Feira da de Santana.  Doutor em Recursos Naturais e Meio Ambiente pela - University of Michigan (2007). Graduado e Mestre  em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular da UEFS.

Georgina Gonçalves dos Santos, Vice-Reitora e reitora eleita da UFRB. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras, no período de janeiro de 2013 a julho de 2015. . Privilegia pesquisas ligadas aos temas de ensino superior, vida universitária, ações afirmativas e políticas sociais.

Marcio Correia Campos, Arquiteto, Mestre em Arquitetura pela Universidade Técnica de Viena, Áustria, Professor da Faculdade de arquitetura, desenvolve pesquisa sobre Arquitetura Contemporânea, em especial sobre tipologia de arquitetura em Salvador.

Aurélio Schommer, Conselheiro Estadual de Cultura do estado da Bahia. Foi presidente da Câmara Bahiana do Livro e é autor de mais de uma dezenas de livros publicados, com ênfase em Filosofia e História do Brasil e da Bahia.

Polêmicas Contemporâneas é promovida pela Faculdade de Educação para todos os cursos da UFBA, estando aberta à participação da sociedade tanto presencialmente como através das redes sociais e das transmissões em ao vivo com uso exclusivo de softwares livres através do canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br.

Serviço

Polêmicas Contemporâneas

Tema: Autonomia universitária e o desenvolvimento da ciência brasileira

Data e hora: 27/05/2019 às 19 horas.

Local:Auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação)

Não há necessidade de inscrições nem pagamento de taxas.

 

Leia Também

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação