Nota Pública - Novamente a defesa da autonomia e da liberdade de expressão na universidade!

A ANPEd mais uma vez vem a público reafirmar que a liberdade e a democracia são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa, bem como para os processos de formação humana e de produção da pesquisa.

Os recentes acontecimentos na Universidade Federal do ABC (UFABC) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), IES em que foram abertos processos, respectivamente, de “Sindicância Investigativa”, instaurada a partir de denúncias anônimas, e inquérito policial contra o Chefe de Gabinete, após evento em memória do reitor Cancillier da UFSC, evidenciam o clima de perseguição e silenciamento crescente na sociedade e na universidade brasileira. Nesse contexto, a morte do reitor da UFSC entra para a história brasileira como resultante desses processos persecutórios que atingem as universidades e os seus profissionais.

Reafirmamos que a defesa da autonomia universitária e da liberdade de pensamento é fundamental para a democracia. Não é possível deixarmos que a intolerância, o denuncismo, a perseguição e a injustiça avancem.

Nosso desagravo e nossa solidariedade à comunidade universitária e aos professores injustamente incriminados da UFABC e da UFSC.

Diretoria da ANPEd