Nota de pesar pelo falecimento de Marta Maria Castanho Pernambuco (UFRN)

A área de ensino de ciências amanhece hoje com um enorme vazio. Perdemos Marta Maria Castanho Pernambuco, professora titular do Centro de Educação da UFRN.
Marta Pernambuco, como a chamávamos, em sua grandiosidade, sempre manteve presente as convicções as quais permearam suas ações pessoais e profissionais. Esteve presente nas lutas populares em prol de uma escola democrática e acreditava no ensino de ciências como transformador social. Integrou a equipe de assessores do Movimento de Reorientação Curricular concebido na gestão do Prof. Paulo Freire em São Paulo. Concebeu o Projeto Pedagógico das Licenciaturas à Distância na UFRN em uma perspectiva democrática e emancipatória, atuou como gestora tanto na graduação como pós-graduação entre tantas outras atividades acadêmicas. Escreveu livros, artigos, orientou alunos e alunas, assessorou inúmeros setores na universidade e em secretarias de educação, organizou grupos de pesquisa e inúmeros projetos e, sempre que podia nos acompanhava em debates muito profícuos.

Marta era firme em suas ações e terna em suas relações. Deixa órfãos e órfãs, alunos, alunas, companheiros e companheiras de luta e colegas de trabalho.
Seu trabalho se perpetuará em nossas ações. Marta sempre estará presente em nossos corações e mentes.

Fonte: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências