Nota de pesar pelo falecimento da professora Iracy Silva Picanço (UFBA), vice-presidente da ANPEd (1981-1983)

A ANPEd comunica o falecimento da professora Iracy Silva Picanço, professora emérita da Universidade Federal da Bahia. A docente deixa um legado para a comunidade da educação baiana e brasileira, por sua trajetória de luta como educadora, diretora da Faculdade de Educação da UFBA, integrante do Conselho Estadual de Educação da Bahia e vice-presidente da terceira diretoria da ANPEd, biênio 1981-1983.

A família informa que o sepultamento ocorrerá no dia 31 de março, às 11h, no Jardim da Saudade, em Salvador.

Sobre a professora (via APUB (Associação dos Professores Universitários da Bahia)

Nascida em Salvador, 1939, foi durante toda a vida uma militante da democracia e da educação brasileira. Pedagoga e mestra em educação, iniciou sua carreira em 1958 como professora primária; já docente da UFBA, foi demitida nos primeiros dias da Ditadura Militar, quando sofreu perseguições, junto com sua família, por conta de sua atuação política. Anistiada em 1979, retorna à universidade, inicialmente como servidora técnica – quando participa da criação da Assufba Sindicato – e posteriormente como docente, atuando na Apub. Foi diretora da Faced/UFBA entre 1995 e 1999 e vice-diretora entre 2008 e 2012.

Em 2014, já aposentada, participou da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA, na qual ofereceu seu depoimento, registrado abaixo:

Leia Também

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação