Nota ANPEd sobre a realização das reuniões regionais em 2020

A diretoria da ANPEd, em reunião com as coordenações das Reuniões Científicas Regionais e do FORPREd, reafirma preocupação com a saúde e segurança de todas as pessoas associadas e suas comunidades, neste momento de pandemia. Manifesta reconhecimento aos profissionais da saúde, apoio ao SUS e reitera a urgente defesa da democracia.

Diante dos graves desafios que 2020 nos impõe, consideramos necessário manter e revigorar as atividades associativas, pela responsabilidade que temos como educadores e pesquisadores na luta incessante pela valorização da educação, da universidade, da pesquisa e da produção do conhecimento. Nesse propósito, cabe observar as diferenças regionais de nosso país para a tomada de decisões acerca dos formatos das reuniões regionais. No momento de afastamento social, evidencia-se a importância dos nossos encontros científicos para nos mantermos presentes nas vidas de todos aqueles impactados direta ou indiretamente por nosso trabalho, bem como no cenário de representação política do país. Assim, sublinhamos a importância das reuniões científicas regionais da ANPEd para estudantes, professores, grupos de pesquisas e programas de pós-graduação das diversas regiões do Brasil. 

Neste contexto, a diretoria da ANPEd, orientada pelos princípios de preservação da vida, respeito às diferenças regionais (e individuais), qualidade da pesquisa e das práticas educacionais e democracia, assume o compromisso da realização das reuniões científicas regionais, inovando nas formas de desenvolvê-las e de mobilizar a participação dos sócios em suas atividades. 

A partir de tal decisão, tomada em diálogo com as respectivas comissões coordenadoras, declaramos nosso compromisso com a realização das cinco reuniões científicas regionais da ANPEd, conforme o calendário e a forma de organização acordados em cada qual. Assim, deliberamos por manter a submissão, a avaliação e a publicação dos anais de cada encontro regional em 2020. 

No desdobramento dessa nota, cada regional se posicionará orientando os sócios sobre o calendário e a forma de realização de seus eventos.