Mês de Outubro recebe quatro Reuniões Científicas Regionais da Anped

Durante o mês de outubro de 2014 serão realizadas as quatro Reuniões Científicas Regionais da Anped. A partir de decisão estatutária de 2012, este será o primeiro ano em que os encontros efetivamente acontecem em anos intercalados à Reunião Nacional da Anped, cuja próxima edição será em 2015 em Florianópolis (SC).

                                                          Anpedinhas

A primeira reunião regional de 2014 acontece em São João Del Rei (MG), sede do encontro do Sudeste. Na sequência a comunidade acadêmica da área de educação conta com eventos em Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Natal (RN). Cada um dos encontros reflete a importância de décadas de atuação dos Programas de Pós-Graduação em Educação nas diferentes regiões do país, assim como a articulação a cerca de temas essenciais para o aprofundamento de debates na área.
-
Para a presidente da Anped, Maria Margarida Machado, este é um momento de fortalecimento destes espaços de socialização do conhecimento produzido em pesquisa. "No ano de 2014, foram realizadas quatro reuniões científicas regionais da Anped, onde mais de três pesquisadores puderam apresentar seus trabalhos", relembra a professora da UFG.
-
Conheça um pouco mais sobre cada uma das Reuniões Científicas Regionais, que apresentam dados de inscrição, histórico, perspectiva de participantes, temáticas e palavras de boas-vindas por parte de seus organizadores.

SUDESTE

12 a 15 de outubro - São João Del Rei (MG)
www.anpedsudeste2014.com.br

O 11º Encontro de Pesquisa acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro em São João del-Rei. O evento, que terá como tema “Culturas, Políticas e Práticas Educacionais e suas Relações com a Pesquisa” contará que a presença do coordenador do CNPq. Luciano Mendes de Faria Filho e o coordenador do INEP, José Francisco Soares.
Haverá mais de 900 apresentações englobando os diversos eixos temáticos ligados à educação. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. As inscrições poderão ser realizadas, por estudantes e professores, até o dia de abertura do evento.

11º Encontro de Pesquisa em Educação
Onde : UFSJ – Campus Dom Bosco – São João del-Rei
Quando: 12 a 15 de outubro de 2014
Mais Informações: http://www.anpedsudeste2014.com.br/
Assessoria de comunicação: ANPED SUDESTE / Barbara Barreto/ (32) 88880220

CENTRO-OESTE
19 a 22 de outubro - Goiânia (GO)

http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/anpedco2014/

O XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da Anped, ocorrerá de 19 a 22 de outubro de 2014, no Campus I da PUC Goiás, em Goiânia, com o tema central “Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social”.
Em todas as suas edições este evento vem evidenciando o importante movimento de consolidação da Pós-Graduação e da Pesquisa em Educação no Centro-Oeste do país. Tem como objetivos centrais a divulgação dos estudos e pesquisas realizados e em realização nos 18 Programas de Pós-Graduação em Educação que compõem o Forpred C-O, fortalecer a interlocução entre os pesquisadores da região e gerar um debate propositivo sobre problemas e questões relevantes do campo educacional no país. Desta forma, cumpre também o objetivo geral de fortalecer a Pós-Graduação e a Pesquisa em Educação no Centro-Oeste, sendo o principal evento de pesquisa em Educação na região.
O Encontro é promovido pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (Forpred Centro-Oeste) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.
O Fopred Centro-Oeste vem optando pela organização do evento na forma de Grupos de Trabalho, sendo que em 2014 são 15 os que se encontram sistematizados, articulados e com produção científica que possibilita a inserção no evento.
Cumprindo a mudança estatutária ocorrida em outubro/2012, esta XII edição do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste caracteriza-se como uma Reunião Científica Regional da Anped, de forma intercalada com a Reunião Científica Nacional, a cada 2 anos. Neste momento de mudança, o Forpred Centro-Oeste definiu como pontos importantes a elevação da participação de pesquisadores docentes e pós-graduandos, o aprimoramento do processo de avaliação dos trabalhos científicos, o aprofundamento do debate sobre a articulação regional. Adicionalmente, buscou-se também a constituição de um sistema informatizado, com apoio da Anped Nacional, para dar suporte à organização e gestão do evento. Outro ponto importante foi a decisão de publicar na forma de E-book os textos completos dos pesquisadores convidados para conferência e mesas.
A previsão do número de participantes no evento é de 1.500, nas seguintes categorias: Docente do ensino superior associado à Anped; Docente do ensino superior não associado à Anped; Estudante de Pós-Graduação associado à Anped; Estudante de Pós-graduação não associado à Anped; Estudante de Graduação; Docente da Educação Básica.
A Comissão Organizadora recebeu inscrições de 733 trabalhos científicos, dos quais foram aprovados 644 trabalhos. Além dos trabalhos científicos, a Programação conta com a conferência de abertura, 18 mesas redondas, das quais participam pesquisadores docentes dos 18 Programas de Pós-Gradaução da região Centro-Oeste, tendo como referência básica o tema central do evento. Há ainda atividades culturais e reuniões organizativas, exposições, lançamento de livros. A programação detalhada está disponibilizada no site do evento (http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/anpedco2014/)

Palavras da Coordenação Geral do evento:
O expressivo envolvimento, a dedicação e o compromisso dos Coordenadores de Programas, docentes pós-graduandos em Educação e Coordenadores dos GTs, ao lado do apoio das universidades e da parceria da Anped Nacional, foram fatores fundamentais para viabilizar a organização do XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da Anped.
A Comissão Organizadora preparou com muito cuidado e carinho a Programação, buscando assegurar todas as condições necessárias para congregar pesquisadores docentes e discentes, bem como professores da Educação Básica.
Assim, espera uma participação intensa na programação, uma ampla discussão das pesquisa apresentadas e um debate produtivo sobre os temas tratados, aguardando todos de braços abertos e com a calorosa afetividade goiana.
Prof. Aldimar Jacinto Duarte – Coordenador Geral
Profª Raquel A. Marra da Madeira Freitas – Coordenadora do Forpred Centro-Oeste.

Mais informações: http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/anpedco2014/

SUL
26 a 29 de Outubro - Florianópolis (SC)
http://xanpedsul.faed.udesc.br

A Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, através do Programa de Pós-Graduação em Educação, e o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação convidam para a X ANPED Sul – Reunião Científica da ANPED, que será realizada de 26 a 29 de outubro de 2014, no campus I da UDESC, em Florianópolis, Santa Catarina. Tendo por tema "A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências", o evento, organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação na região sul, marca sua décima edição.

Com 42 anos a Pós-Graduação em Educação na região sul conta hoje com 39 programas, o que coloca a ANPED Sul num lugar de referência singular para divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas nos programas dos três estados da região sul do país.

Além de promover um balanço sobre as pesquisas em educação, a X ANPED Sul pretende problematizar concepções, práticas e relações sociais da educação. Busca-se, desta forma, identificar necessidades e possíveis implicações da pesquisa em educação, fazendo interlocuções com contextos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Os organizadores do evento estão mobilizados para que este continue contribuindo para o avanço da pós-graduação e das pesquisas em educação no país, congregando seus interlocutores num espaço referenciado de debate e construção de conhecimento.

Em termos de infraestrutura as prioridades desta edição são o conforto e acessibilidade dos participantes, bem como a sustentabilidade do ambiente que a recebe.

Desejamos que este seja um espaço de construção de conhecimentos e uma oportunidade para que os pesquisadores participantes conheçam ainda mais Florianópolis e seus encantos.

Esperamos por vocês, sejam todos bem-vindos!

Coordenação:
Valéria Silvia Ferreira- PPGE/UNIVALI
Coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores
Geovana Mendonça Lunardi Mendes - PPGE/UDESC
Coordenadora da Organização Local

Mais informações: xanpedsul.faed.udesc.br
Telefone: (48) 8844-6161 - de segunda a sexta das 13:00 às 16:00 horas
canal no Youtube: www.youtube.com/user/anpedsul/videos
FanPage: www.facebook.com/xanpedsul
Twitter: @xanpesul
Instagram: @xanpedsul

NORTE E NORDESTE

28 a 31 de outubro - Natal (RN)
www.epenn.com.br/2014/index.php/apresentacao

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o Centro de Educação sentem-se honrados em sediar mais uma edição do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), um dos maiores e mais antigos eventos de Pesquisa em Educação do nosso país e o mais importante das Regiões Norte e Nordeste. O EPENN é qualificado no Qualis Eventos da CAPES como Nacional, congregando desde a década de 1970 pesquisadores da área educacional. É um encontro vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e Nordeste (FORPRED-N/NE).

O tema central do 22º EPENN, “Pós-graduação em educação do Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais”, justifica-se pela atualidade e relevância frente aos desafios postos pela realidade social vigente. Pesquisadores do Norte e do Nordeste, vinculados a 31 Programas de Pós-Graduação em Educação e às Instituições de Ensino Superior, durante o 22º EPENN, reunir-se-ão para discutir, debater, refletir e propor alternativas para o enfrentamento dos grandes desafios postos pelo atual quadro de exclusão social e educacional em nosso país, tendo como horizonte o entendimento de que a luta pela melhoria na qualidade da educação é uma questão de direitos humanos.

Convidamos, portanto, todos aqueles comprometidos com a produção do conhecimento visando à melhoria da qualidade da educação brasileira e, em especial, do Norte e do Nordeste, a participar deste importante Evento que se realizará de 28 a 31 de Outubro de 2014, na cidade de Natal/RN.

22º EPENN: 28 a 31 de 10/2014
Local: Natal, RN – Campus da UFRN
Tema: Pós-Graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.