Marinaide Lima de Queiroz Freitas | UFAL | Coordenadora


Marinaide Lima de Queiroz Freitas | UFAL
Projeto: A leitura e a formação de leitores, no Estado de Alagoas: estudo e intervenção de alfabetização em Educação de Jovens e Adultos

 

Qual a importância, em todos os âmbitos, dessa articulação entre professores da educação básica e a pós-graduação?

O Observatório Alagoano de Leitura foi de extrema importância no sentido que veio a  constituir-se como um dispositivo de pesquisa/formação com as escolas e com  as professoras da Educação Básica, no caso específico  em EJA, uma vez que permitiu  a construção de novas possibilidades de formação, a partir do diálogo Universidade-Escola e isso comprovou que a universidade pode ser parceira no movimentum de significar e ressignificar suas práticas e a pesquisa poderá ser uma forma.

Como funciona na prática essa articulação? O que ela tem trazido de resultados?

A articulação funciona por meio do diálogo entre Universidade-escolas, no sentido da   participação das professoras de EJA,  como alunas   especiais nas disciplinas do curso de  mestrado em educação,  nos grupos de pesquisa e em atividades de formação a exemplo seminários nas escolas ou na Universidade, além do desejo de inserirem-se como alunos-as efetivos-as no referido curso. Enfim, permitiu a integração de aprendizagens, descobertas e significados de suas atividades, bem como um olhar mais consciente como sujeitos de seus processos formativos.

Como resultado sublinhamos a desconstrução do olhar que a Universidade “está sobre” a escola para assumir-se numa atitude “com a escola”. Atitude esta, que se realimentou em processos de aprendizagem baseados numa plataforma de horizontalização/ecologização de saberes e conhecimentos construídos, permanentemente, em uma rede de (re)conexões de conhecimentos/saberes, experiências, percepções e crenças. Neste sentido, os saberes das professoras, foram reconhecidos e revalorizados, não existindo a supremacia entre os que pesquisam e os que são pesquisados. Pelo contrário, neste contexto, e oportunidades de pesquisa/formação com a escola e com os sujeitos todos se constituíram pesquisadores dos seus saberes e, concomitantemente, de suas práticas – todos se envolveram em processo de teoria - prática - teoria, rompendo com a dicotomia de que uns pensam e outros praticam.

O que representa a provável não continuidade dos editais do OBEDUC?

A não continuidade dos editais do OBEDUC romperá com o diálogo Universidade-Escolas que contribuiu, sobremaneira, para a ampliação do envolvimento dos professores de Educação Básica, num processo de formação permanente, que permitiu ressignificar a prática pedagógica e contribuir, consequentemente, para processos de mudança pessoal e profissional.