Mais de 2 mil pessoas celebram o papel da Educação e a defesa da Democracia na 38ª ANPEd em São Luís do Maranhão

reportagem: João Marcos Veiga

A ANPEd realizou entre os dias 01 e 05 de outubro sua 38ª Reunião Nacional, em São Luís do Maranhão. Uma vez mais, o encontro foi sediado numa universidade pública, a UFMA, reafirmando os princípios da Associação de defesa e valorização da educação pública no país.

A despeito de dificuldades financeiras e de cortes de apoio de agências de fomento, a universidade testemunhou um encontro à altura da história da Associação e do empenho de organização local. Ao todo foram 1678 inscritos, com uma circulação superior a duas mil pessoas pelas diversas atividades, que contaram com quatro mostras de cinema, feira e lançamentos de livros e programação cultural. A produção científica agitou os 23 Grupos de Trabalho, que receberam mais de mil submissões entre artigos, pôsteres e propostas de minicursos. Pesquisadores do Brasil e de países como México, Argentina, Estados Unidos e Espanha aprofundaram temas emergentes e urgentes da agenda da educação nas cinco sessões conversa e 15 sessões especiais oferecidas.

Nesse sentido, a 38ª ANPEd buscou igualmente estar à altura do tema proposto, "Democracia em Risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência". Desde a cerimônia e conferência de abertura, proferida pela ex-ministra Nilma Lino Gomes (UFMG), até mesas sobre movimentos sociais, políticas de diversidade e enfrentamento de desigualdades, privatização e financeirização, o contexto gravíssimo de fragilização do estado, reformas que patrocinam retrocessos de larga escala e o efeito perverso da Emenda Constitucional 95, de Teto de Gastos, esteve em pauta ao longo de toda programação, que a todo momento ecoava gritos de "Fora Temer". "Ressaltamos que este processo de mudança no âmbito do governo federal se fez numa conjuntura de disputas sobre o sentido de justiça social no país, junto ao crescimento de posições que expressam fundamentalismo religioso, homofobia, machismo, racismo e preconceitos de classe que marcam  e explicitam fissuras na sociedade brasileira que precisam ser compreendidas, enfrentadas e superadas", afirma a Carta de São Luís, aprovada na Assembleia Geral da Reunião Nacional. "Diante de tal realidade e sob a inspiração do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, a ANPEd reafirma o princípio constitucional do direito à educação, por meio da defesa: Da revogação da Emenda Constitucional n. 95/2016 de maneira que seja garantido o compromisso do Estado brasileiro com a proteção social, o desenvolvimento sustentável e inclusivo nas prioridades orçamentárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; da recomposição imediata do orçamento da educação e da pesquisa, assegurando o cumprimento do PNE 2014-2024, seus comandos e proposições, visando a garantia do direito à educação de todos e todas, da creche à pós-graduação. [...]"

Acesse a Carta de São Luís na Íntegra

 

As diferentes sessões também possibilitaram a estudantes e professores se inteirarem e opinarem sobre assuntos centrais da pesquisa e pós-graduação em Educação, como trabalho docente, avaliação de periódicos, políticas públicas e ética na pesquisa, em qualificados debates.

 

 

Entre a defesa da educação em momento de ameaças democráticas e o fomento ao diálogo dentro da própria através da pesquisa, a 38ª Reunião Nacional teve como um de seus pontos mais simbólicos e emocionantes a entrega da Homenagem Nilton Bueno Fischer de Direitos Humanos em Educação. Cinco educadores de diferentes perfis tiveram suas trajetórias reconhecidas, além de celebrarem a memória do professor que deu nome a homenagem. De artistas e gestores a uma cacique Kambeba que recebe ameaças de morte em nome da defesa que faz de seu povo, a Homenagem Nilton Bueno Fischer reafirmou o papel da ANPEd de relembrar e fortalecer a educação e seus sujeitos, sobretudo nos momentos mais críticos.

 

 

 

Clique aqui e acesse todos os conteúdos de Comunicação produzidos durante a 38ª Reunião Nacional da ANPEd.

 

 

 

 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação