Mais de 2 mil pessoas celebram o papel da Educação e a defesa da Democracia na 38ª ANPEd em São Luís do Maranhão

reportagem: João Marcos Veiga

A ANPEd realizou entre os dias 01 e 05 de outubro sua 38ª Reunião Nacional, em São Luís do Maranhão. Uma vez mais, o encontro foi sediado numa universidade pública, a UFMA, reafirmando os princípios da Associação de defesa e valorização da educação pública no país.

A despeito de dificuldades financeiras e de cortes de apoio de agências de fomento, a universidade testemunhou um encontro à altura da história da Associação e do empenho de organização local. Ao todo foram 1678 inscritos, com uma circulação superior a duas mil pessoas pelas diversas atividades, que contaram com quatro mostras de cinema, feira e lançamentos de livros e programação cultural. A produção científica agitou os 23 Grupos de Trabalho, que receberam mais de mil submissões entre artigos, pôsteres e propostas de minicursos. Pesquisadores do Brasil e de países como México, Argentina, Estados Unidos e Espanha aprofundaram temas emergentes e urgentes da agenda da educação nas cinco sessões conversa e 15 sessões especiais oferecidas.

Nesse sentido, a 38ª ANPEd buscou igualmente estar à altura do tema proposto, "Democracia em Risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência". Desde a cerimônia e conferência de abertura, proferida pela ex-ministra Nilma Lino Gomes (UFMG), até mesas sobre movimentos sociais, políticas de diversidade e enfrentamento de desigualdades, privatização e financeirização, o contexto gravíssimo de fragilização do estado, reformas que patrocinam retrocessos de larga escala e o efeito perverso da Emenda Constitucional 95, de Teto de Gastos, esteve em pauta ao longo de toda programação, que a todo momento ecoava gritos de "Fora Temer". "Ressaltamos que este processo de mudança no âmbito do governo federal se fez numa conjuntura de disputas sobre o sentido de justiça social no país, junto ao crescimento de posições que expressam fundamentalismo religioso, homofobia, machismo, racismo e preconceitos de classe que marcam  e explicitam fissuras na sociedade brasileira que precisam ser compreendidas, enfrentadas e superadas", afirma a Carta de São Luís, aprovada na Assembleia Geral da Reunião Nacional. "Diante de tal realidade e sob a inspiração do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, a ANPEd reafirma o princípio constitucional do direito à educação, por meio da defesa: Da revogação da Emenda Constitucional n. 95/2016 de maneira que seja garantido o compromisso do Estado brasileiro com a proteção social, o desenvolvimento sustentável e inclusivo nas prioridades orçamentárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; da recomposição imediata do orçamento da educação e da pesquisa, assegurando o cumprimento do PNE 2014-2024, seus comandos e proposições, visando a garantia do direito à educação de todos e todas, da creche à pós-graduação. [...]"

Acesse a Carta de São Luís na Íntegra

 

As diferentes sessões também possibilitaram a estudantes e professores se inteirarem e opinarem sobre assuntos centrais da pesquisa e pós-graduação em Educação, como trabalho docente, avaliação de periódicos, políticas públicas e ética na pesquisa, em qualificados debates.

 

 

Entre a defesa da educação em momento de ameaças democráticas e o fomento ao diálogo dentro da própria através da pesquisa, a 38ª Reunião Nacional teve como um de seus pontos mais simbólicos e emocionantes a entrega da Homenagem Nilton Bueno Fischer de Direitos Humanos em Educação. Cinco educadores de diferentes perfis tiveram suas trajetórias reconhecidas, além de celebrarem a memória do professor que deu nome a homenagem. De artistas e gestores a uma cacique Kambeba que recebe ameaças de morte em nome da defesa que faz de seu povo, a Homenagem Nilton Bueno Fischer reafirmou o papel da ANPEd de relembrar e fortalecer a educação e seus sujeitos, sobretudo nos momentos mais críticos.

 

 

 

Clique aqui e acesse todos os conteúdos de Comunicação produzidos durante a 38ª Reunião Nacional da ANPEd.