Live ANPEd Presente na Quarentena debate nesta quarta (24) pós-graduação e pesquisa em Educação em tempos de pandemia

Clique aqui e assista ao vivo.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena terá como convidados na próxima quarta, 24 de junho, Fabiane Maia Garcia (UFAM), coordenadora do FORPREd Nacional, Ângelo Ricardo de Souza (UFPR), coordenador Adjunto da área de Educação na CAPES, e Dalila Andrade (UFMG), ex-presidente da ANPEd, contanto com mediação de Geovana Lunardi (UDESC), presidente da ANPEd. O tema da live será “Pós-graduação e pesquisa em Educação em tempos de Pandemia: desafios e incertezas”, com tradução simultânea de libras para surdos conduzida pelo intérprete/tradutor Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ) e Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias).

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de março, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

 

Links relacionados na transmissão: 

http://www.anped.org.br/news/pandemia-reduz-submissoes-de-artigos-academ...

http://www.anped.org.br/news/anped-e-entidades-cientificas-criticam-revo...

http://www.anped.org.br/news/sbpc-pede-capes-divulgacao-de-dados-de-dist...

http://www.anped.org.br/news/carta-de-comites-de-assessoramento-e-pesqui...

http://www.anped.org.br/news/manifestos-em-defesa-das-ciencias-humanas-e...

Sobre os convidados

Ângelo Ricardo de Souza possui graduação em Educação Física pela PUC-PR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Realizou estágio pós-doutoral na University of Bristol (Inglaterra) e estágio sênior de pesquisa na Università degli Studi di Trento (Itália). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES. Foi Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE (2015-2019); foi editor do Jornal de Políticas Educacionais (2007-2018) e da Educar em Revista (2018); foi coordenador da região Sul do Fórum de Editores de Periódicos na área da Educação (FEPAE-Sul) (2016-2018). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2008-2010); Chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2001-2003); Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia (2012-2014) da UFPR. Atuou por vários anos na educação básica como docente e como diretor de escola pública. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.

Dalila Andrade Oliveira é professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005), na Université de Montréal, Canadá (2005-2006) e no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2014- 2015). Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Educación, politica y movimientos sociales" (2006-2009) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) entre 2012 e 2014. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2012. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Coordenadora da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (LASA) entre 2016 e 2018. Esteve como professora vistante em diferentes universidades estrangeiras, entre elas, Universidade de Lisboa e Universidade do Minho (Portugal), École Normal Superieur (Lyon, França), Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de San Luis e Universidad de Lujan (Argentina), Universidad de Vic (Espanha), Université de lÉtat du Haiti, Universidad La Salle (Colômbia), Universidad Autonoma do México (UNAM), Universidade de Chile (Chile) e outras.Autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Pesquisadora PQ 1A do CNPq.

Fabiane Maia Garcia é docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Coordenadora do Forpred Nacional e professora do Curso de Pedagogia. Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia.

Geovana Lunardi é atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(ANPEd, gestão ANPED, presente!). Realizou seu segundo pós-doutorado na Arizona State University, Estados Unidos, sob a supervisão do Prof.Dr. Gustavo Fischmann, com licença da UDESC e bolsa de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia e Política, Ensino e Formação.