Lançamento do Edital Integrado II Mostra Curta ANPEd e IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação

A ANPEd lança o edital II Mostra Curta ANPEd e IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação. As inscrições estarão abertas entre os dias 22 de abril e 25 de maio de 2017. Os filmes selecionados serão exibidos durante a 38ª Reunião Nacional da ANPEd que ocorrerá entre os dias 01 e 05 de Outubro de 2017, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís do Maranhão.

O objetivo das duas mostras de filmes de pesquisa e videodocumentários no encontro nacional da ANPEd é estimular a reflexão conjunta entre interessados no uso das imagens e sons no processo de produção de pesquisas e conhecimentos.

Para participar o autor e/ou co-autor precisam ser associados da ANPEd quites com a anuidade de 2017. A partir do dia 22 de abril o formulário de inscrição estará disponível no portal da ANPEd. Após a divulgação dos filmes selecionados, os responsáveis deverão  se inscrever na 38ª Reunião Nacional da ANPEd.

 

II Mostra Curta ANPEd - Serão selecionados filmes com até 25 minutos, incluindo os créditos.

Exibirá filmes de pesquisa ancorados em diferentes propostas de realização: documentários, filmes experimentais, obras de ficção e videoartes. Ressalta-se, para fins de seleção dos filmes que serão exibidos, a importância de que a obra se relacione com contextos de investigação e/ou questões teórico-metodológicas que dialoguem com temáticas educacionais. Os proponentes podem ser da área da Educação ou da ampla área de Ciências Humanas e Sociais.

 

IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação - Serão selecionados filmes com até 30 minutos, incluindo os créditos.

A mostra consiste em um espaço para exibição e debate dos videodocumentários selecionados, em que se busca refletir sobre as potencialidades da linguagem audiovisual e de seus temas como leituras da produção da existência humana no mundo atual. Serão aceitos para a inscrição videodocumentários das mais variadas categorias (animação ou live-action, ficção, documentário, experimental) relacionados às temáticas da mostra.

 

Datas importantes:

  • 14/03/2017 – Divulgação do edital
  • 22/04 a 25/05 – Período de inscrição dos filmes
  • 26/05 a 30/06 – Período de seleção dos filmes
  • 06/07 – Divulgação dos filmes selecionados para exibição na 38a Reunião Nacional (categoria A) e selecionados exclusivamente para exibição no portal da ANPEd (categoria B)
  • 27/07 – Data limite para pagamento da inscrição na 38a Reunião Nacional dos/das responsáveis pela submissão dos filmes.
  • 30/08 – Data limite para a postagem no correio do DVD com cópia em melhor resolução para exibição na 38a Reunião Nacional
  • 02 e 03/10 – Realização das mostras.

A ANPEd emitirá certificado para os filmes exibidos na 38a Reunião Nacional, clique aqui e acesse o edital para mais informações. Confira o Canal Curta ANPEd 2015 para assistir os filmes da última mostra!