Judith Leite | UNEB | Professora da Educação Básica

                                                                                                                                   Judith Leite | UNEB
       Projeto: A música de Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga na prática de conjunto: uma proposta para o ensino coletivo do violão na rede pública estadual de ensino em Salvador, Bahia

 

A qual pesquisa você está vinculado (a) e o que é desenvolvida nela?

O estudo coletivo do violão através das músicas de Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga. Uma proposta de utilizar música brasileira para alunos iniciantes no estudo da música.

Esse foi seu primeiro envolvimento com pesquisa? Já tinha interesse anteriormente em desenvolver algo como isso?

Não. Já fiz duas especializações em música e educação. Meu interesse nessa linha de pesquisa é pela dificuldade de desenvolver música brasileira para estudos iniciantes em instrumento, no caso o violão. Normalmente se estuda música brasileira já num estado mais avançado da técnica violonística e com isso a música brasileira não faz parte da iniciação instrumental do estudante.

Como foi o trabalho na prática? O que foi mais estimulante e também mais difícil?

Está sendo porque estou ainda na execução do projeto e encontro algumas dificuldades por não ser uma prática dos estudantes de música que tenho, escutar música destes dois compositores brasileiros. O estímulo está sempre no aprendizado de ambas as partes, minha e deles. É muito bom participar de uma etapa de construção do conhecimento e ao mesmo tempo desafiador porque temos que preparar os estudantes para conhecer a proposta e se interessar por ela.

Você considera que o meio de trabalho no qual está inserido (a) estimula a prática de pesquisa? Caso não, quais são os maiores desafios?

Acredito que sim. Educação sempre deve estimular a pesquisa porque está sempre em movimento. O conhecimento e principalmente a música e a arte sempre se renovam e as metodologias utilizadas tem que estar acompanhando a movimentação cultural e social.

Qual a importância de estar envolvido numa pesquisa? A partir desse trabalho que integrou, no que a pesquisa pode contribuir para a melhoria da escola e para o entendimento do que se passa no dia a dia de professores, estudantes e funcionários?

A pesquisa para a docência é o oxigênio necessário para estarmos cada vez mais atualizados e acompanhando as movimentações e criações artísticas e musicais. A partir deste trabalho pretendo me aprofundar cada vez mais na busca de novas metodologias para tornar a música brasileira mais acessível aos novos instrumentistas, contribuindo para que o estudo do instrumento musical não fique somente associado a peças musicais estrangeiras no desenvolvimento inicial do seu aprendizado.