Joel Fernando Penna | UFOP | Professor da Educação Básica

                                                                                                                            Joel Fernando Penna | UFOP 
                                                                                       Projeto em rede: Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica

 

A qual pesquisa você está vinculado(a) e o que é desenvolvida nela?

Projeto em Rede Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: um estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. O Projeto é um programa do observatório de educação - OBEDUC/CAPES/MEC que propicia uma ação de intercâmbio e experiência investigativa interinstituição entre os grupos de pesquisa das universidades Estadual do Ceará e Federais de São Paulo e Ouro Preto (UECE, UNIFESP, UFOP) possibilitando uma oportunidade de formação dos professores, doutores e mestrandos das instituições envolvidas e de alunos da graduação dos cursos de Licenciatura e Pedagogia,além de um grupo de professores da Escola Pública dos estados do Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

Esse foi seu primeiro envolvimento com pesquisa? Já tinha interesse anteriormente em desenvolver algo como isso?

Na verdade o meu TCC de Pós Graduação pela Universidade de São João Del Rei em Educação Matemática de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto foi meu primeiro contato com um trabalho de pesquisa onde elaborei questionários para professores de Matemática das Escolas Municipais com o objetivo, entre outros, de identificação o entendimento entre Ensino Fundamental Regular e Ensino EJA.

Como foi o trabalho na prática? O que foi mais estimulante e também mais difícil?

O trabalho De TCC foi interessante, mas com pouco estudo no que diz respeitos a leitura de textos e livros dos teóricos e estudiosos do ensino. Já a pesquisa do PIBID está muito desafiador e importante, pois estou tendo oportunidade ter um conhecimento mais profundo dos estudos teóricos através da leitura de textos de grandes pensadores da educação. O trabalho em equipe com alunos da graduação, professores, mestrandos e doutorandos é uma experiência que me “obriga” a pensar e redefinir as minhas práticas educacionais na sala de aula. Não vejo nada difícil, apenas desafiador ao entender e relacionar os teóricos e as situações no dia-a-dia de sala de aula.

Você considera que o meio de trabalho no qual está inserido(a) estimula a prática de pesquisa? Caso não, quais são os maiores desafios?

Trabalho em duas escolas. Na Rede Estadual, como Vice-diretor e na Rede Municipal como professor da Educação de Jovens e Adultos. Com toda certeza hoje percebo o quanto é importante um trabalho de pesquisa, onde se pode divulgar e registrar trabalhos para todos os profissionais de ensino. Muitas vezes se desenvolve projetos nas escolas que são verdadeiras fontes de Inovações Pedagógicas, mas que por falta de estudo e pesquisa não passa por um conhecimento Acadêmico, quer seja na forma de um artigo ou mesmo um estudo de Mestrado. A dificuldade sempre esbarra no tempo a ser despendido em um trabalho de pesquisa e muitas vezes o entrave de liberação do professor pelos órgãos educacionais ( Estado e principalmente Município.

Qual a importância de estar envolvido numa pesquisa? A partir desse trabalho que integrou, no que a pesquisa pode contribuir para a melhoria da escola e para o entendimento do que se passa no dia a dia de professores, estudantes e funcionários?

Creio que já falei um pouco na pergunta anterior. Sou um professor que tenho uma grande experiência em sala de aula. Ao participar da pesquisa do Pibid percebo o quanto é importante um trabalho em equipe e a troca de experiências entre os pares. Vejo hoje a necessidade de um trabalho conjunto com todos os profissionais da educação de uma escola, sem o envolvimento de todos pouco se consegue. Percebo também a necessidade de leitura e de atualização, ou seja, a tão falada Formação Continuada imprescindível para o Desenvolvimento Profissional do educador.