I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas

I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas foi realizada na 39ª Reunião Nacional da ANPEd, entre os dias 20 e 24 de Outubro de 2019, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ. Organizada pelo GT Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT 7) e direcionada a associadas/os que tenham produzido vídeos relacionados às temáticas e atividades do GT, o objetivo é estimular a reflexão conjunta entre interessados no uso das imagens e sons no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Leia texto explicativo, que fez parte do edital, no final da notícia.

A Comissão de seleção foi composta por: Sandra Richter (UNISC/RS), Adilson de Angelo Lopes Francisco (UDESC/SC), Adriana Alves Silva (UDSC/SC) e Cláudia Regina Flores (UFSC/SC). 

Abaixo lista de filmes selecionados, é possível assisti-los no youtube da ANPEd, clique aqui

  • Multitudes – Alda Regina Tognini Romaguera
  • Cinema Skholeiro – Daniele de Carvalho Grazinoli
  • “Tupi or not tupi: infância e antropofagia” – Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
  • Por uma Infância da Educação: Entre Corpos, Espaços e Imagens …. – César Donizetti Pereira Leite
  • Achadouros: narrativas do cotidiano na Educação Infantil – Peterson Rigato da Silva e Ana Carolina Hepe Teixeira
  • Com-posições de um Parque Infante – Ana Lúcia Goulart de Faria e Vanessa Lima

----------

I MOSTRA DE VÍDEOS VOLTADOS A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE CRIANÇAS DE O A 6 ANOS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

Entremeados em um momento e marcados por um cenário muito complexo em que questões sociais e políticas acenam para uma inflexão radical nas conquistas históricas no campo da Educação de um modo geral, e da Educação Infantil de forma específica, nos sentimos provocados a pensar acerca de temáticas que tem sido impostas sobretudo naquilo que chamamos de Políticas Públicas. As considerações advindas de ‗didatização‘ no universo da Educação Infantil, sobretudo marcadas pela implantação de ‗apostilas‘ e livros didáticos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre outros, nos fazem perguntar acerca de possibilidades em torno do trabalho com crianças pequenas de Educação Infantil que potencializem uma Educação verdadeiramente articulada com práticas libertárias. Entre os inúmeros espaços e as inúmeras possibilidades uma nos parece ser central, a de dar visibilidade ao que podemos chamar de protagonismo da criança, a consolidação do tempo de brincar como resistência e a potencialização da infância nesse momento.

Diante disso e das múltiplas formas de trabalho educativo que tem ocorrido em creches e em pré-escolas brasileiras escolhemos uma das manifestações que tem se tornado presentes em vários espaços e nesse sentido colaborado com professoras e professores, gestão, crianças e pesquisadoras e pesquisadores a encontrarem alternativas ao cenário político-cultural que nos afeta, optamos por apresentar uma proposta de uma ―Mostra de Vídeos‖ que objetive oportunizar ‗experiências de pensamento‘ acerca das ‗experiências pedagógicas‘ na Educação Infantil.

Entendemos que o uso de vídeos realizados por crianças e por adultos/as se apresentam como espaços privilegiados para exercícios de pensar. Afinal, o que pode a imagem? O que podem crianças e professoras/es com câmeras nas mãos nos oferecer, como experiências, modos de pensar sobre a Educação Infantil? Nossa proposta é de tencionar, juntamente com as produções de imagens, com as próprias imagens, com as professoras/es, com as crianças, com os mais diferentes espaços da Educação Infantil, o que tem sido apresentado por modo de lidar com a criança e de pensar a infância. Por isso, apontamos que I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas possa nos apresentar possibilidades de conexão com a Educação Infantil a partir das experiências de olhares das crianças e dos/as adultos/as. A infância nos convida a uma educação do olhar, que não se presentifique por modos de ‗aprender‘ a ver de determinadas formas, mas nos acene que, a educação tenha relações com as experiências que temos diante das imagens do mundo que vivemos. Ou seja, e dito de outra forma, uma descolonização de nossos modos de pensar, de sentir, de estar no mundo, de olhar.

A I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas contará também com uma homenagem à colega do GT 7, Telma Vitória, professora da UFAL, recentemente falecida, com a exibição de vídeo onde ela apresenta a inovadora e vanguardista Creche da CAASP/OAB na abertura da Mostra