Homenagem ao Dia da Mulher

 

 

 

 

 

 

Dia 8 de março. Dia das mulheres. Dia de luta. 

Atualmente a ANPEd possui 3661 pessoas associadas, dessas 73,8% são mulheres. A diretoria da ANPEd tem 10 pessoas, entre elas 7 são mulheres, uma delas na presidência, cadeira que desde 1995 é ocupada por uma mulher. A maioria das pessoas que participaram de nossas diretorias era mulher, 57,5%.

Nossos GTs também tem uma presença majoritaria de mulheres, elas coordenam 73,9% dos GTs, e 12 deles não apenas são coordenados por mulheres como vice-coordenados por mulheres. 

A comissão editorial da Revista Brasileira de Educação também tem sua maioria formada por mulheres, de 10 pessoas 7 são mulheres. Assim como nosso conselho fiscal, de 2 mulheres em 3 integrantes, e na suplência esse número se repete. Além disso, atualmente a coordenação do FORPRED é realizada por uma mulher. E em nossa equipe de funcionários as mulheres também são maioria, 5 em 7 pessoas. 

Esses são alguns dados que mostram como a construção da ANPEd é feita diariamente e historicamente por mulheres. Nesse dia, assim como em todos os outros, continuaremos resistindo e lutando por uma educação que reconheça e respeite as mulheres brasileiras. 

Aproveitamos o dia para compartilhar artigos sobre a publicados na RBE entre 2018 e 2020, acesse pelo link abaixo.

Dia das Mulheres | Coletânea de artigos da RBE

Na foto, mulheres que compõe a Diretoria "ANPEd, presente!". Maura Corsini (UNISINOS), vice-presidente Sul, Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA), vice-presidente Norte, Maria Beatriz Luce (UFRGS e Unipampa), diretora financeira, Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC), presidenta, Maria Luiza Süssekind (UNIRIO), 1ª secretária, Valdete Coco (UFES), vice-presidente Sudeste, e Miriam Fábia Alves (UFG), vice-presidente Centro-Oeste.