Homenagem a Ana Beatriz Cerisara | GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos

A comunidade acadêmica, e em especial a Educação Infantil, se despediu recentemente da professora Ana Beatriz Cerisara, falecida no último dia 24 de março. O GT 07 da ANPEd (Educação de crianças de 0 a 6 anos) presta homenagem a Anabea, como era carinhosamente conhecida, através de dois sensíveis textos que revelam um pouco de sua atuação na educação e na vida. 

No primeiro deles, as professoras Andréa Rivero, Ângela Scalabrin Coutinho e Rosa Batista (Nupein/UFSC) mostram como os estudos e escritos de Cerisara impactaram a habilitação em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trazendo orientações para o desenvolvimento do estágio supervisionado e para as pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação da Pequena Infância (Nupein/UFSC). Isso num momento em que a escuta das crianças ainda não era pauta nos cursos de formação, na produção acadêmica, muito menos na elaboração de políticas. Tal perspectiva "permite que a relação entre graduação e pós-graduação se constitua de modo intrínseco, adensando as discussões e um projeto de formação de professoras e professores para a Educação Infantil que considera a constituição da área a partir dos seus referenciais históricos, políticos, sociais, pedagógicos, tomando o olhar para as crianças como elemento imprescindível".

Clique aqui e confira o texto na íntegra. 

No segundo texto, Adilson de Ângelo, professor da UDESC, relembra como Ana Beatriz Cerisara marcou sua trajetória acadêmica tanto a partir de uma produção acadêmica original sobre a educação infantil quanto através da arte, no caso os bordados. "Nunca consegui dissociar os seus escritos dos seus bordados. As cenas cotidianas que agora ela retratava estavam repletas de infâncias e crianças. Os seus bordados eram um bom mote para enriquecer as discussões sobre a infância como um tempo de direito de as crianças serem crianças."

Clique aqui e confira o texto na íntegra.

-

Confira galeria com bordados produzidos por Anabea entre 2004 e 2008.