FNE realiza reunião em Brasília; desrespeitando regimento, MEC não garante apoio e não envia suas representações no fórum

A ANPEd participou da reunião do FNE realizada na UNB, no dia 14 de dezembro. O encontro foi convocado pela coordenação do Fórum seguindo o que determina o regimento. Infelizmente o MEC não garantiu as condições para que a reunião se efetivasse, o que impediu algumas entidades de se fazerem presentes com seu titulares. O Ministério da Educação, que tem seis representações titulares no fórum, não participou, em um claro desrespeito ao funcionamento do FNE. O encontro reafirmou o compromisso do fórum com o monitoramento do PNE e com a construção das etapas municipais, estaduais, distrital e nacional da CONAE 2018. 

46a Nota Pública do Fórum Nacional de Educação [clique aqui e acesse o documento em PDF]

Em relação à realização da Conferência Nacional de Educação 2018 (Conae 2018) e suas etapas municipais, estaduais e distrital

O Fórum Nacional de Educação (FNE) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o governo, articulador das conferências e uma das instâncias legais de monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE), conforme determinado nos artigos 5o e 6o da Lei no 13.005/14.

O FNE vem, no último período, com muito empenho, seriedade e postura institucional, dialogando com o MEC no sentido de garantir as condições objetivas para o funcionamento efetivo do FNE, bem como para que todas as medidas necessárias sejam adotadas para que a Conferência Nacional de Educação e suas etapas sejam realizadas, nos marcos legais.

Conforme Decreto de 9 de maio de 2016, é atribuição do MEC apoiar técnica e financeiramente a realização das conferências e suas etapas preparatórias, consignando correspondentes dotações orçamentárias.

Reafirmamos, assim, a necessidade de viabilização das condições de funcionamento do FNE no integral cumprimento de suas funções, especialmente aquelas relativas à realização da CONAE 2018 e suas etapas preparatórias, municipais, estaduais e distrital.

O Fórum Nacional de Educação ratifica as datas previstas, especialmente a etapa nacional a se realizar em abril de 2018, reafirmando seu compromisso com o monitoramento e a avaliação do PNE e com a realização da CONAE 2018 e suas etapas preparatórias, integralmente.

Brasília, 14 de dezembro de 2016.

Fórum Nacional de Educação