Ética na Pesquisa é tema da Live ANPEd Presente na Quarentena na próxima quarta (29)

Clique aqui para acessar a transmissão.

A Ética na Pesquisa e os desafios da produção científica e dos periódicos em Educação será tema da próxima Live ANPEd Presente na Quarentena, no dia 29 de julho (quarta), tendo como convidados Elizeu Clementino (UNEB), editor da RBE/ANPEd, Isabel Carvalho (Unifesp) e Jefferson Mainardes (UEPG), presidente da Comissão de Ética em Pesquisa na ANPEd. A mediação será Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR), Segundo Secretário da ANPEd, com tradução simultânea de libras para surdos conduzida pelos intérpretes/tradutores Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias) e Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ).

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de abril, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Sobre os convidados (via Lattes):

Elizeu Clementino é bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C - CA ED/CNPq. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012), Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França (2018). Editor da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (RBPAB), Editor da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2008-2010/2010-2012), foi Secretario Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2011/2013) e Diretor Financeiro da ANPEd (2013/2015). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação - ASIHVIF/RBE, membro e sócio fundador do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica (CIRBE) e da Associação Intermacional Le Sujet dans la Cité (Paris-França). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (2008-2014) e atualmente é Tesoureiro (2014-2016; 2016-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, formação de professores, pesquisa (auto) biográfica, abordagem autobiográfica e narrativas de formação.

Isabel Cristina de Moura Carvalho tem graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula, RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), de fevereiro/2006 à fevereiro/2007. Atualmente é professora titular visitante na UNIFESP, bolsista produtividade do CNPq, Coordena o Núcleo Temático "Ecologia, Saúde e Religião" no Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinar (LEAM), da UERGS, e participa do Núcleo de Estudos em Espiritualidade e Saúde (NUES), no Laboratório de Antropologia da Religião/UNICAMP. Tem suas pesquisas e publicações no eixo temático aprendizagem, ambiente, saúde e religião. Desde 2013, tem pesquisado e publicado sobre a regulação da ética na pesquisa em educação.

Jefferson Mainardes é licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo UCL - Institute of Education (2004). Realizou Estágio Sênior no Exterior, (IoE/UCL) com bolsa da CAPES. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). De 2015 a 2020 foi Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Foi co-director da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe. É editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. De 2013 a 2015 foi representante da ANPEd no GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP. Membro do CA-Ed do CNPq (2017-2020). Membro do Comitê de Assessoramento da Fundação Araucária. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais enfocando, principalmente, epistemologias da política educacional e políticas para o Ensino Fundamental.