Ética na Pesquisa

A Associação inaugura a mais nova seção do portal da Anped, destinada à temática da Ética na Pesquisa. O espaço fortalece o objetivo de estimular e promover a pesquisa em Educação, além de ser coerente com uma preocupação antiga em torno do assunto, com acúmulo de discussões em diversas instâncias. Desde 2013 a Anped também tem representação no GT do Conep - Conselho Nacional de Ética na Pesquisa.

* Clique aqui para acessar

Nesse nova seção, pesquisadores, professores e estudantes terão acesso às principais produções e informações de referência em torno do tema nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, como textos e artigos científicos, relatórios de comitês e comissões, leis e resoluções, notícias e links.

Para Jefferson Mainardes, coordenador nacional do Forpred - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd - e que teve importante contribuição na estruturação da nova seção, o espaço permitirá que as informações e notícias sobre ética na pesquisa sejam socializadas mais rapidamente. "A área de Educação vive um momento muito propício para a discussão sobre a ética na pesquisa. O resultado do trabalho do GT do Conep será debatido no âmbito da ANPEd e das demais associações e sociedades que fazem parte deste grupo de trabalho, no sentido de acumular discussões sobre ética para subsidiar ações futuras. Jefferson Mainardes representa a ANPEd no GT do CONEP encarregado de elaborar uma Resolução Complementar à Resolução 466/2012, referente à pesquisa em Ciências Sociais e Humanas