Entrevista com Tânia Hetkowisk |Mestrados Profissionais

Confira entrevista com Tânia Hetkowisk (UNEB) sobre Mestrados Profissionais e sobre recente portaria da CAPES que instituiu os Doutorados Profissionais. Hetkowisk foi em 2016 coordenadora adjunta de mestrados profissionais na área de educação na CAPES.

Clique aqui e leia também reportagem sobre os Doutorados Profissionais.

Foto / Fonte: UNEB

Como avalia a experiência dos mestrados profissionais em educação no Brasil?

Tânia Hetkowisk - A criação e funcionamento do primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação, modalidade Profissional, foi em 2009 e após quase uma década estão em pleno funcionamento 44 programas distribuídos nas cinco regiões do Brasil.

As experiências nessa modalidade permitem antever a intensidade das relações entre Universidade e Educação Básica, explorando temas relativos à gestão educacional,  sistemas de ensino, ensino e aprendizagem, tecnologias na educação, curricularização, políticas públicas, inovações pedagógicas, tecnologias educacionais entre outros.

Avaliamos esta experiência, ainda jovem, através de elementos positivos no que se refere a formação de profissionais da educação, a produção de trabalhos que permitem a inserção e impacto social, a exploração da pesquisa aplicada, a imersão nas escolas e em outros espaços educacionais, o efetivo compromisso da universidade com a escola e, as possibilidades de trabalho colaborativo entre alunos e professores de diferentes níveis de ensino.

Quais os principais desafios para a consolidação dos mestrados profissionais?

Os desafios encontrados desde a criação da Portaria 17/2009 estão centrados no desconhecimento pelas instâncias da CAPES e do CTC acerca desta modalidade e de suas singularidades, uma vez que para recomendar, acompanhar e avaliar as Comissões, deveriam vivenciar o modus operandi desses mestrados profissionais. Isso poderá refletir negativamente nas avaliações dos mestrados profissionais desta área.

Outro fator que interfere na consolidação é a falta de recursos financeiros (bolsas ou de apoio a eventos, publicações, viagens entre outros), uma vez que a área da Educação atende as demandas das redes públicas, as quais se deparam com os mesmos problemas orçamentários das Universidades Públicas, espaços onde estão centrados 90% dos Mestrados Profissionais na em Educação.

Como avalia a perspectiva e os desafios para doutorados em educação no país e doutorados profissionais em educação?

Primeiramente não temos experiências dessa modalidade em nível de Doutorado no Brasil e, em seguida, questionamos acerca da Portaria 389/2017, que revoga a Portaria 17/2009 e esvazia as orientações que foram construídas nesses últimos anos, especialmente na área da Educação. Assim, consideramos que o principal desafio é adequação da normatização desta modalidade, a qual não esteja centrada nos arranjos produtivos, na competitividade, produtividade, na proximidade das universidades com empresas e, na criação e geração de produtos para o setor mercadológico e industrial.

Precisamos superar esse discurso de que a os Programas stricto sensu, modalidade profissional, estão propensos à formação de profissionais das áreas de exatas, engenharias, aplicadas ou correlatas. Esta modalidade somente tem sentido, dentro das instancias da CAPES, se atender à formação de profissionais de diferentes áreas e salvaguardar suas especificidades, suas identidades e seus estatutos, neste caso específico, a área da Educação.

Quais seriam as principais questões a serem enfrentadas na organização de doutorados profissionais?

São inúmeras questões que perpassam nossas experiências e nossas preocupações: a CAPES e suas instâncias reguladoras não deveria estar dialogando com a sociedade à construção de parâmetros para o doutorado nesta modalidade? Como serão as orientações da nova Portaria que possam atendar todas as áreas? A Portaria 389/2017 enfatiza o setor produtivo, como as áreas de Humanidades e Educação serão valorizadas? Os mestrados profissionais, de várias áreas, construíram critérios e indicadores à consolidação de suas propostas, essas experiências serão consideradas nessa nova Portaria? Como serão os formatos de Trabalho de Conclusão de Curso? O mestrado tem uma perspectiva metodológica e epistêmica, como será a orientação à ampliação em nível de doutorado? Um doutorado tem a duração de 04 anos, como um estudante poderá se manter caso a CAPES e o Programa se consolidar sem recursos financeiros? Estas e inúmeras outras questões perpassam as preocupações dos coordenadores, docentes e discentes que fazem o cotidiano desta modalidade stricto sensu na área da Educação em todo Brasil.