Entrevista com a presidente da SBEM sobre parceria com o GT19 da ANPEd na produção de e-book

O GT19 - Educação Matemática da ANPEd e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) lançarão o e-book Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemáticas durante o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em novembro. Confira Regina Célia Grando (UFSC), presidente da SBEM, sobre o lançamento do e-book.

O que representa a parceria da ANPEd e da SBEM na produção deste e-book?

Representa a possibilidade de dar visibilidade ao importante trabalho encomendado desenvolvido no âmbito do GT-19 da ANPED que priorizou os referenciais teóricos e metodológicos e as abordagens de pesquisas em Educação Matemática produzidas por grupos de pesquisa no Brasil. A SBEM considera essa uma importante produção a ser divulgada nacional e internacionalmente e que vem a contribuir com a pesquisa em Educação Matemática, principalmente no ano em que a SBEM completa 30 anos. Entendo que essa publicação sela mais uma vez a importante parceria entre a SBEM e a ANPED por meio de uma agenda articulada de ações entre o GT-19 e a SBEM. Durante as reuniões nacionais da ANPED a SBEM promove uma reunião de seus associados e discute agendas políticas, principalmente. O mesmo ocorre no VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em que está prevista reunião do GT-19.

 

Como foi o processo de produção do e-book?

O trabalho encomendado intitulado “Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos” proferido pelo Prof. Dr. Jonei Barbosa apresenta uma análise e síntese de um conjunto de 12 trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisas em Educação Matemática no Brasil. Depois da apresentação, as coordenadoras Andréia Oliveira e Izabel Ortigão apresentaram à SBEM a proposta da publicação do conjunto de 12 textos e mais o texto síntese produzido pelo Jonei Barbosa. Esse conjunto de trabalhos representa significativamente as diferentes tendências teórico-metodológicas de pesquisas em Educação Matemática no Brasil. Avaliamos, no comitê editorial da SBEM que essa produção seria de grande relevância para a pesquisa na área. Tendo a aprovação do Comitê editorial, os autores foram convidados a ampliar/revisar os textos a partir das discussões realizadas na reunião do GT, durante a 38ª. Reunião Nacional da ANPED. Foi definido um cronograma de (re)submissão dos textos, revisão, diagramação e preparação para publicação.

 

Qual a importância de se analisar pesquisas realizadas em grupos e não apenas individuais?

Relevância ímpar uma vez que destaca as diferentes abordagens de pesquisa e as tendências teórico-metodológicas de pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Relevância, também, porque a SBEM está completando 30 anos em 2018, o que representa um importante momento para uma avaliação e balanço das pesquisas na área, principalmente com destaque aos grupos de pesquisas que formam novos pesquisadores e produzem as pesquisas em Educação Matemática que são publicadas e divulgadas no Brasil e no mundo.

 

Qual a expectativa para a sua divulgação durante o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ?

Teremos uma sessão especial durante o evento para os lançamentos de livros e de e-books. O ebook também fica disponibilizado gratuitamente no site da SBEM. Haverá uma mesa redonda que discutirá os 30 anos de Pesquisas em EM da SBEM. Esse será um importante espaço de divulgação do ebook uma vez que esse apresenta os grupos constituídos de pesquisas em Educação Matemática e suas abordagens teóricas e metodológicas.

 

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