Destaques da edição n.49 da Revista Brasileira de Educação (RBE)

Confira a entrevista com Sandra Zákia, editora da RBE, que ressalta a importância da publicação e os destaques da última edição.

 

- Qual a importância da RBE no âmbito da Educação?
 
A Revista Brasileira de Educação é um dos principais periódicos científicos no campo educacional do país, que alia, em seus escritos, questões teóricas e práticas acerca dos desafios da educação. Os editoriais, artigos, documentos e resenhas nela publicados permitem apreender o movimento de produção do conhecimento na área e evidenciam, não só a variedade de temas e questões que permeiam os estudos, debates e propostas, mas também a pluralidade de enfoques teórico-metodológicos presentes no conhecimento produzido.
 
- Quais os destaques dessa edição?
 
No n.49 da Revista Brasileira de Educação o leitor encontrará reflexões sobre diversos temas, tais como: formação de professores, gestão e administração escolar, juventude e formação de habitus escolares. Porém, de modo mais direto, esse número focaliza a educação básica, em especial, questões relativas ao ensino médio e à educação infantil. Dois dos artigos se voltam à análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio no Brasil, contribuindo para a compreensão de tensões e embates históricos e atuais. No que tange à educação infantil reunimos três artigos, que trazem contribuições distintas, abrangendo aspectos relativos às políticas educacionais, experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina e formação docente, educação infantil e as relações de gênero\sexualidades.
--
Acesse a edição n.49 da RBE no Portal da Anped
Ou diretamente no plataforma Scielo.