Cristina Nascimento | UNEB | Professora da Educação Básica

                                                                                                                           Cristina Nascimento | UNEB
                                            Projeto: Cantos de Trabalho: O Caminho Musical das roças de trabalho para a sala de aula. Possibilidades vocais e instrumentais

 

A qual pesquisa você está vinculado(a) e o que é desenvolvida nela?

No momento, estou desenvolvendo uma pesquisa no Mestrado Profissional Profartes – IHAC – Ufba. A linha de pesquisa é produção de material didático com o objetivo de ser usado na escola pública para a melhoria do ensino em Artes, subária Música. Como sou professora de música, a pesquisa é sobre o Samba de Roda como conteúdo.

Esse foi seu primeiro envolvimento com pesquisa? Já tinha interesse anteriormente em desenvolver algo como isso?

Não é a minha primeira pesquisa. Já participei de duas. A primeira foi sobre a Música Sacra da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte (Cachoeira), está ainda por finalizar que é a publicação da partitura da Missa da Santa Infância.  

A segunda foi inventariar em partituras o repertório musical da festa da Queimada da Palhinha (Comunidade de Palmares – Simões Filho). Essa pesquisa culminou na publicação do livro: Cantigas de um baile pastoril. A queimada da Palhinha. Esse livro tem a autoria de Wayra Silveira. Ao todo foram 53 partituras registradas.

Como foi o trabalho na prática? O que foi mais estimulante e também mais difícil?

Na pesquisa que desenvolvo agora, sinto um prazer imenso no que faço. O que mais complicado é perceber que os alunos praticamente não conhecem nada sobre Cultura, muito menos cultura da Bahia. São em sua maioria evangélicos, muitos fundamentalistas. Mas acredito que a Música transforma e certamente os alunos terão uma surpresa enorme ao tomarem conhecimento do que é seu.

Você considera que o meio de trabalho no qual está inserido(a) estimula a prática de pesquisa? Caso não, quais são os maiores desafios?

Sim. Sou diretora de um Centro de Artes onde a maior expressão é a Música. Lugar melhor não há para desenvolver minha pesquisa, é um campo vasto de pesquisa e produção.

Qual a importância de estar envolvido numa pesquisa? A partir desse trabalho que integrou, no que a pesquisa pode contribuir para a melhoria da escola e para o entendimento do que se passa no dia a dia de professores, estudantes e funcionários?

Toda pesquisa traz prazer. Se ela corresponde à própria área de atuação profissional, certamente os resultados serão de grande importância. Penso que poder pesquisar e desenvolver um material que vai afetar diretamente o desenvolvimento dos alunos da escola pública e mais efetivamente o CEEP Artes e Design que é uma escola técnica em música, onde outros profissionais em música poderão me dar referencial  técnico e qualitativo, me dá muito mais segurança e tranquilidade sobre o resultado esperado.