Coordenadores de Grupos de Trabalho da Anped se reúnem no Rio de Janeiro

Os 23 coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) da Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – se reuniram nos dias 22 e 23 de março no Rio de JaneiroO objetivo do encontro foi propiciar a socialização de informações sobre as atividades desenvolvidas e elaborar o planejamento da 35ª Reunião Anual, a ser realizada no período de 21 a 24 outubro de 2012, em Porto de Galinhas, Pernambuco. Estiveram também presentes os diretores da Anped, incluindo a presidente Dalila Andrade Oliveira, além da coordenadora do Forpred, Alice Casimiro.

Agenda Política

            Na abertura da reunião, Dalila Andrade tratou de temas da agenda política da educação, cujos principais pontos foram abordados em audiência recente com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Dentre esses temas estão a discussão do mestrado profissional, novas diretrizes curriculares, a luta para que a educação seja vista como área estratégica na Capes, além da reivindicação por mais investimentos no setor (10% do PIB). Segundo a presidente da Anped, o ministro prometeu empenho para obter recursos a partir do Pré-sal e pediu colaboração para a criação do programa “Escolas sem Fronteiras”.

            Dalila Andrade também aproveitou a oportunidade para anunciar a instituição da Comissão para Avaliação dos Periódicos da Área da Educação. Segundo ela, esse trabalho é de fundamental importância para a Associação e para toda a área de educação. Nesse contexto, entre os dias 19 e 21 de abril, será realizada em Recife a reunião do Fórum de Editores de Periódicos no Âmbito da Anped, na Universidade Federal de Pernambuco.

35ª Reunião Anual

            O encontro com os coordenadores de GTs foi essencial para o planejamento da Reunião Anual da Anped, que esse ano chega a sua 35 edição. Após sugestões dos GTs e uma votação, foi eleito como tema Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Também foram feitas sugestões para a Conferência de Abertura e Convidados Estrangeiros, além de definidas as sessões especiais, trabalhos encomendados, pôsteres, minicursos, exposições, filmes, assembléias ordinárias e extraordinárias e debatida a logística da 35ª RA como um todo.

            A Reunião Anual, que em 2011 aconteceu em Natal (RN), já em 2012 será no Centro de Convenções do Hotel Armação, em Porto de Galinhas, Pernambuco. A escolha do local levou em conta a facilidade de acesso (aéreo e terrestre), rede hoteleira próxima ao evento (situação não encontrada em Recife) e parcerias com prefeituras e associações locais. A 35ª RA será entre os dias 21 e 24 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no portal do encontro

Homenagem a Paulo Freire

            Este ano o encontro também fará uma homenagem a Paulo Freire, justamente na terra do pernambucano que foi um dos mais importantes educadores brasileiros. Para isso, durante o evento serão concedidas as Comendas Paulo Freire a profissionais destacados nos diferentes GTs e na Associação como um todo.

Novos coordenadores de GTs

            O encontro do Rio de Janeiro também foi uma oportunidade para se conhecerem os novos coordenadores de GTs da Anped. Os Grupos de Trabalho representam os sócios individuais da Anped, os pesquisadores da área da Educação. Professores e alunos de doutorado e mestrado se distribuem por 23 grupos, organizados por temas e disciplinas específicos da área, que vão desde a História da Educação e Currículo até Educação Popular e Educação e Arte.

            O GT 19, Educação Matemática, apresentou sua nova coordenadora, a professora Regina Célia Grando (Universidade São Francisco-USF).

Forpred

            A reunião ocorrida no Rio de Janeiro também contou com a presença da coordenação do Forpred, professoras Alice Casimiro Lopes (UFRJ) e Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS). O Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Anped é uma instância permanente de organização dos sócios institucionais da associação.

            Na 35ª RA, o Forpred terá uma mesa individual, na qual serão debatidos temas que estão na pauta de discussão e reivindicação do Fórum, como o aumento no número de bolsas para mestrado e doutorado, a inserção da Educação como critério 1 na Capes (atualmente classificada como 3) e uma maior internacionalização da Educação. “Com um intercâmbio de professores e estudantes, programas e publicações, a área terá mais reconhecimento e credibilidade”, defendeu a coordenadora do Forpred.

Medalha Paulo Freire

            O encontro também registrou a entrega à diretoria da Anped da Medalha Paulo Freire, concedida em 2011 durante a 4ª reunião do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, a condecoração foi entregue a coordenadora do GT 18 (Educação de Pessoas Jovens e Adultas), Edna Castro. A medalha é um conhecimento pela trajetória de mais de três décadas da Associação em prol da educação brasileira.