Conae acontece em abril de 2018, na capital federal

 

Em reunião realizada na última terça-feira, dia 10 de maio, foram definidos a data e o local do próximo Congresso Nacional de Educação (Conae). A terceira edição acontecerá em abril de 2018, novamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado na cidade de Brasília (DF). O decreto de convocação foi assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta semana. O tema, sancionado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) em abril, é "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica". Na reunião do Pleno do FNE desta semana também foram determinados o formato e a programação do evento.

O Conae 2018 contará com três dias de conferência. No primeiro, haverá abertura oficial com palestra, votação do regimento, realização de 24 mesas redondas, reuniões de entidades e atividade cultural. No segundo dia, acontecerão oito plenárias de eixos temáticos, reuniões de entidades e confraternização. Para a data de encerramento do evento está marcada a plenária final.

O FNE, responsável pela organização do Conae, também determinou, na última terça-feira, quando será o lançamento nacional da terceira edição. A data escolhida é 19 de setembro, em homenagem ao educador Paulo Freire, que completaria 95 anos neste dia. A divulgação do evento se estenderá pelo resto do mês de setembro por meio dos Fóruns Estaduais e Distrital. O regimento interno, as normas regulamentares e o documento referência do Conae 2018 devem ser elaborados até o final de 2016.

O fortalecimento dos Fóruns Permanentes de Educação também foi pauta da reunião do último dia 10. O pleno do FNE sancionou encaminhamentos realizados pelos coordenadores dos fóruns estaduais/distrital e por alguns fóruns municipais em reunião realizada no dia 9 de maio.

 

Presidente Dilma Rousseff no encerramento do Conae 2014 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

 

O Congresso Nacional de Educação é um evento realizado pelo Poder Público, garantido por lei, com o objetivo de dar a todos possibilidade de participar do desenvolvimento da Educação nacional. O encontro aconteceu pela primeira vez em 2010 e prevê uma edição a cada quatro anos. A ANPEd, que tem assento no FNE, realizou cobertura do Conae 2014. Confira a reportagem do portal da Associação sobre a segunda edição da conferência.

 

Reportagem: Tatiana de Carvalho, estagiária de Comunicação da ANPEd