Comissão da ANPEd apresenta documento Ética e Pesquisa em Educação: subsídios

A diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação disponibiliza o resultado de um amplo trabalho da Comissão de Ética na Pesquisa da ANPEd.

O documento "Ética e pesquisa em Educação: subsídios" é organizado em forma de verbetes, assinados por reconhecidos pesquisadores da área, como "Ética na pesquisa: princípios gerais" (Jefferson Mainardes e Carlos Roberto Jamil Cury), "Potenciais riscos aos participantes" (Bernardete Gatti), "Condicionantes éticos no financiamento das pesquisas" (Danilo Streck), "A confidencialidade na pesquisa em Educação" (Isabel Carvalho), "Vulnerabilidade e ética na pesquisa em educação" (Sonia Kramer e Alexandra Pena) e "Pesquisas online" (João Batista Carvalho Nunes).

Clique aqui para acessar o documento.

O amplo documento, com 134 páginas, constitui uma segunda fase dos trabalhos da comissão. A primeira fase construiu um documento de diretrizes gerais já apresentado na Assembleia da Associação em 2017. A importância do debate da Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e no âmbito da pesquisa em Educação vem sendo preocupação da ANPEd há bastante tempo. "Trata-se um documento que surge a partir de uma forte e antiga demanda da área de educação por ter uma referência ética, estética, política e conceitual para questões afetas à pesquisa em educação, de modo a marcar uma dada identidade para a área", afirma Carlos Ferraço, vice-presidente da ANPEd pela região Sudeste. "Sendo um texto norteador e não necessariamente normatizador e/ou legalista, espera-se que a área da educação possa usá-lo de modo a afirmar sua identidade ético-política na pesquisa e, com isso, contribuir para a ampliação e complexificação do referido documento."

O e-book é composto por verbetes que, em uma linguagem direta e objetiva, apresenta conceituações e subsídios para os pesquisadores da área. "O apoio da diretoria da ANPEd tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades da Comissão. Acima de tudo, espera-se que que a publicação seja debatida nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em outros espaços", afirma Jefferson Mainardes (UEPG), membro da Comissão. "Há ainda muita carência de bons textos, em Língua Portuguesa sobre ética na pesquisa e esse material vem preencher uma lacuna. Espera-se que possa, de fato, servir como subsídio no processo de formação de pesquisadores."

A expectativa é de que o documento fomente bons debates e que, uma vez apresentado a todos os sócios individuais e institucionais, possa ser referendado como Documento de Diretrizes da ANPEd para Ética na Pesquisa em Educação na Assembleia na 39ª Reunião Nacional da ANPEd em Niterói, em outubro de 2019. "A expectativa é a mais otimista possível considerando as contribuições recebidas de pesquisadores renomados da área de educação filiados à ANPEd', afirma Ferraço. Mainardes espera que até o encontro de outubro os pesquisadores possam ter contato com o material e enviem comentários para a Comissão (eticanapesquisa@anped.org.br). "Na reunião, a expectativa é de que os associados possam expressar sua opinião a respeito do material e participar mais ativamente das decisões sobre encaminhamentos futuros sobre o tratamento", avalia.

O portal da ANPEd disponibiliza um espaço com Bliografia atualizada a cerca da Ética na Pesquisa Em Ciências Humanas e Sociais. Clique aqui para acessar.

Há mais de 6 anos a ANPEd vem investindo na discussão sobre ética na pesquisa. Em 2015 foi criada uma Comissão encarregada de fomentar as discussões sobre o tema e um espaço no portal da Associação. Em 2016, realizou-se um seminário na Unirio. Nesse evento, decidiu-se pela elaboração de um documento com os posicionamentos da ANPEd, divulgado em 2017 - uma das indicações deste era a publicação de subsídios para os pesquisadores da área. Com a colaboração de diversos pesquisadores, foi assim possível publicar o volume 1 do e-book “Ética e pesquisa em educação: subsídios".