Avaliação dos Programas de Pós-graduação e a área das Humanidades em tempos de Pandemia é tema da próxima Live da ANPEd

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A Live ANPEd Presente na Quarentena terá como tema, na próxma quarta-feira, 12 de agosto, "Avaliação dos Programas de Pós-graduação e a área das Humanidades em tempos de Pandemia", tendo como convidados Antonio Carlos Amorim (Unicamp), vice-coordenador do FORPREd Nacional, Fernanda Sobral (UnB), vice-presidente da SBPC, e Robert Verhine (UFBA), coordenador da área da Educação na Capes. A mediação será da presidente da ANPEd, Geovana Lunardi (Udesc), com tradução simultânea de libras para surdos pelos intérpretes/tradutores Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias) e Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ). 

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de abril, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Sobre os convidados

Antonio Carlos Amorim é graduado  em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa realizando mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma Universidade. Pós-Doutorado na Escola de Comunicação do Goldsmiths College da Universidade de Londres. Atualmente  Professor Associado II (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).  Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (FORPRED) da ANPEd.  Pesquisador 1B  e Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Educação do CNPq.

Fernanda Sobral é Professora aposentada e colaboradora do Programa de Pós- graduação em Sociologia (UnB). Atualmente é vice- presidente da SBPC. Tem Doutorado em Sociologia na UnB e realizou pós-doutoramento em Paris na École das Hautes Études em Sciences Sociales, entre 1989 e 1990. Foi professora convidada na Universidade de Québec, em Montreal, em 2000 e 2003. Foi pesquisadora visitante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no período de 2009 a 2011, quando coordenou e/ou participou de várias avaliações de programas de CT&I. Foi Diretora de Pesquisa na UNB no ano de 2016. Foi membro do Comitê Assessor de Ciências Sociais no CNPQ no período de 1998-2000, do Conselho Superior da FAP-DF de 2007 a 2010 e de 2014 a 2018, Conselheira da SBPC entre 2005 e 2007 e membro do Conselho Consultivo da Finep de 2016 a 2018. Atualmente é membro do Conselho Superior da Capes, além de ser Conselheira da ESOCITE. Tem pesquisas e publicações nos seguintes temas: educação, tecnologia, ciência, universidade e pesquisa.

Robert (Bob) Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universität Hamburg. Nascido e criado na Califórnia (EUA), trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Além disso, trabalha com a CAPES como Coordenador da Área de Educação e membro titular do seu Conselho Técnico-Científico (CTC-ES). É também membro do Conselho Científica da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro-fundador da Academia de Ciências da Bahia e Senior Fellow do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, localizado na Universidade Stanford (EUA). Nos anos recentes, atuou como Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e membro da Comissão Editorial do CNPq. No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Representante da Área de Educação junto à CAPES, membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq, Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq e Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1B). Também ocupou posições tais como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (órgão suplementar da UFBA) e Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. E ainda, foi Coordenador da Região Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e Vice-Coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED). No cenário internacional, atuou como Visiting Scholar nas seguintes instituições: Universität Hamburg, Brown University, Universidade de Lisboa, Stanford University e a Universidade Nacional de Timor Leste. Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada.