Antropólogos se retiram do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Estadual de Londrina

Em carta enviada no dia 22 de maio, a área de Antropologia tornou pública sua decisão de se retirar formalmente do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Estadual de Londrina.

"Desde o início o entendimento da área foi o de reforçar a necessidade da atuação das Ciências Humanas para construir um diálogo interdisciplinar sobre ética em pesquisa, apesar dos Comitês de Ética estarem relacionados à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), cujos membros são indicados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde (MS). (...)  Entretanto, as atribuições do CNS tem sido interpretadas de maneira equivocada, impondo a todas as áreas do conhecimento normas e exigências próprias às pesquisas clínicas, principalmente do campo da biomedicina. O total desconhecimento de outros procedimentos metodológicos tem cerceado as atividades de pesquisa de um modo geral, inclusive nas Ciências Humanas."

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Fonte: Periódico História, Ciências, Saúde — Manguinhos

Clique aqui para acessar mais informações a cerca do debate sobre normas que regulam as pesquisas no Brasil hoje. O blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos criou um espaço de discussão, críticas e comentários sobre o tema, por sugestão do professor Luiz Antonio de Castro-Santos.