ANPEd lança Guia de Fontes para Jornalistas estimulando aproximação de imprensa e pesquisadores da área

A Comunicação da ANPEd apresenta seu Guia de Fontes para Jornalistas, fruto de um esforço para oferecer a profissionais da imprensa que cobrem Educação uma qualificada relação de pesquisadores da área. Os nomes disponíveis partiram de indicação por parte das coordenações dos 23 Grupos de Trabalho (GTs) e Diretoria da Associação, compondo um panorama de diferentes temáticas dentro do campo da Educação, assim como a pontuação de temas específicos de domínio de cada fonte.

Como o documento traz contato de celular das fontes indicadas, ele não será disponibilizado publicamente, apenas a partir de solicitação (portal@anped.com.br,boletim@anped.org.br). O guia foi lançado em parceria com a Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação.

Este Guia de Fontes caminha no sentido de cumprir alguns objetivos. O primeiro deles é o de articular a produção científica da ANPEd em Educação, dando visibilidade a qualificados pesquisadores, expandindo a interlocução da pesquisa produzida no âmbito dos GTs, que se estende a grupos de pesquisa com consistentes trabalhos por universidades de todo o país e parcerias internacionais. O segundo deles, de forma relacionada, pretende colaborar para a própria diversificação e aprofundamento da cobertura da Educação por parte da imprensa. Ao se atentar tanto a queixas de entidades e pesquisadores quanto a levantamentos quantitativos e qualificativos, percebe-se que reportagens sobre Educação ouvem majoritariamente fontes governamentais e de fundações privadas, excluindo professores da rede pública, pesquisadores e estudantes, mesmo quando as temáticas relacionam-se diretamente ao cotidiano destes sujeitos, a exemplo da BNCC e a reforma do Ensino Médio. Do ponto de vista das pautas, verifica-se que os critérios de noticiabilidade no âmbito da Educação caminham num sentido viciado de se pautar predominantemente pela agenda do Ministério da Educação (MEC), questões de gestão, levantamentos quantitativos (rankings, dados gerais) ou casos que extrapolam o próprio campo, como corrupção e violência. Nessa perspectiva, deixa-se de lado um rico rol de temas, que vão do cotidiano escolar e importância de programas implementados à história da Educação e atuação de sujeitos e grupos diversos.

A aproximação entre jornalistas da Educação e fontes indicadas por este Guia pode, neste sentido, promover um acompanhamento mais de perto da pesquisa na área e um entendimento mais amplo do que seja a ciência no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, refletindo assim numa diversificação da cobertura e dos entrevistados por parte da imprensa, abarcando de forma mais aprofundada a pesquisa e os pesquisadores da área, transcendendo o papel que a mídia na maioria das vezes destina a estes, de legitimar, através de frases curtas - e muitas vezes descontextualizadas - ideias já estabelecidas previamente às entrevistas.

Entendendo e reconhecendo a função de suma importância da cobertura da imprensa para a problematização e superação dos desafios da Educação brasileira, esperamos por fim colaborar tanto com a divulgação da produção científica neste campo quanto com o trabalho dos jornalistas, tendo em vista a atuação cada vez mais complexa e de sobrecarga para estes, num contexto de raros repórteres especializados e fechamento e redução de redações por todo o país. Pedimos por gentileza que enviem para a Comunicação da ANPEd links das notícias sempre que utilizarem as fontes indicadas.

Este Guia é um primeiro movimento de catalogação de fontes, sendo nosso objetivo ampliar periodicamente as indicações, tendo em vista o número de quase 4 mil associados, que incluem qualificados pesquisadores e potenciais fontes para a interlocução com a imprensa. Este Guia de Fontes receberá atualização - com novas indicações por parte de coordenadores de GTs, Diretoria e demais instâncias da ANPEd - prevista para o segundo semestre de 2018.

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