ANPEd envia ofício a CAPES questionando a não divulgação até o momento da avaliação do quadriênio de 2013-2016

A ANPEd enviou nesta terça-feira (21) ofício à diretora de Avalição da CAPES, Rita Barata, no qual a Associação solicita a urgente divulgação do documento de área de educação para a avaliação do quadriênio de 2013-2016 que, ao final do último ano do atual ciclo de avaliação, não foi disponibilizado à comunidade acadêmica.

A avaliação proposta e realizada periodicamente pela CAPES tem sido um dos elementos que vem contribuindo para a construção do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. Entretanto, tem cada vez mais representado também elemento de tensão e adoecimento no âmbito da pós-graduação como diferentes estudos tem demonstrado.

Assim como informa o texto, "um dos motivos para que um sistema de avaliação, que pode ser construtivo para as condições de qualidade, converta-se em um sistema de coerção é a falta de transparência no processo. As boas práticas de avaliação implicam que qualquer sujeito avaliado tenha direito a conhecer os critérios de avaliação no início do processo. Isto significa que um sistema de avaliação robusto deveria explicitar no início do ciclo de avaliação o documento com os critérios a serem empregados no referido período, de modo que possa cumprir a função de indução no interior das áreas e do sistema como um todo. A divulgação prévia, com garantia de estabilidade, configura-se em uma medida essencial para que o foco da avaliação seja a construção da qualidade do trabalho e não a perspectiva de punição, que sempre será mais forte se os sujeitos e programas avaliados operarem em um ambiente de incerteza."

 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação