ANPEd coordena mesa sobre SNE em simpósio da ANPAE em Olinda e encaminha ofício junto a demais entidades a novo ministro da Educação solicitando audiência

Durante o XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril em Olinda (PE), a ANPEd integrou, na abertura do encontro, um ato de todas as entidades de pesquisa em defesa da educação. A presidente da Associação, Maria Margarida Machado, também coordenou mesa com o tema "Sistema Nacional de Educação e o Financiamento da Educação Básica".

Img 20150408 102819406

Logo após a cerimônia de abertura do simpósio, em nome das entidades de estudo e pesquisa em educação - Anfop, Anpae, ANPEd, Cedes e Forumdir -, foi assinado e encaminhado ao MEC ofício de cumprimentos ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O documento também solicita audiência com o titular da pasta para se retomar a discussão dos temas: Sistema Nacional de Educação s Subsistema Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais de Educação; a concepção de desenvolvimento humano no artigo 205 da Constituição Federal de 1988; a Base Nacional Comum; Educação à Distância na Educação Superior e a Reformulação do Ensino Médio, dentre outros.

Ofício Mec Entidades Educação

Clique aqui para acessar o ofício.

Em sua fala durante o ato, a presidente da ANPEd ressaltou a importância de se retomar a defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade social para todos, tendo a clareza dos desafios a serem enfrentados para a implantação do PNE e igualmente em níveis estadual e municipal (PEEs e PMEs). Maria Margarida Machado também destacou a necessidade de se retomar as pautas aprovadas no documento final da Conae/2014.

"Temos clareza que este documento avança em muitos aspectos que foram perdidos no período de tramitação do PNE. Precisamos seguir defendendo que a aplicação dos 10% do PIB seja voltada para a educação pública e retomar a defesa de uma educação que respeite a diversidade e contribua para a promoção da igualdade de gênero, etnia, orientação sexual, combatendo qualquer forma de preconceito e discriminação." Maria Margarida Machado (UFG) - Presidente da ANPEd

Já a mesa coordenada por Maria Margarida Machado (UFG) ocorreu na tarde desta quarta-feira (8) no Centro de Convenções de Olinda, contando com a participação do Secretário da SASE, Binho Marques, e do professor Nelson Cardoso do Amaral, professor e assessor da reitoria da UFG.

Clique aqui para ler mais sobre a mesa "Sistema Nacional de Educação e o Financiamento da Educação Básica"

Img 20150408 101517450

Mais informações:

- site do evento

- Coberturas1

- Cobertura2

Cobertura3