GT20 - Psicologia da Educação

Vertical Tabs

Apresentação

Sobre o GT 20: um pouco da história e organização atual

Atendendo aos objetivos da ANPEd de fortalecer e incentivar a pesquisa em Educação e de promover a articulação entre os programas de pós-graduação no país, o GT Psicologia da Educação foi constituído na Reunião Anual da ANPEd de 1999, após dois anos de existência como Grupo de Estudo.

Visando a consolidação e ampliação da área por meio do estímulo à produção científica e com base no trabalho que vinha sendo desenvolvido nas linhas e núcleos de pesquisa em Educação no Brasil, o GT agregou pesquisadores que tinham participação em GTs da ANPEd em diferentes temáticas, que passaram a contar com um campo específico de debate destinado às questões da educação relacionadas à Psicologia.
Considerando que a Psicologia, como mostra a sua história no país, constituiu-se imbricada à Educação e que tem sido, desde a sua consolidação como campo científico, um dos conhecimentos que mais tem implicado a Educação, a contribuição deste GT vem se mostrando relevante à medida que privilegia o debate crítico das aproximações teóricas e metodológicas da Psicologia com as concepções e práticas no campo da Educação, sem descurar das importantes contribuições da Psicologia à Educação.

Nessa perspectiva, em mais de quinze anos de atuação, o GT de Psicologia da Educação tem privilegiado estudos e pesquisas que enfoquem a relação entre essas duas áreas, com ênfase nos fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa educacional; nas concepções psicológicas e práticas no campo da educação e suas contribuições nos espaços educativos; nos processos educativos e de socialização implicados na constituição do sujeito.

Atualmente o GT 20 conta com pesquisadores em todo país, organizados nas universidades e em núcleos diversos. Na última reunião nacional em Goiânia (36ª Reunião), foram eleitos os seguintes colegas para atuar nas diferentes instâncias do GT:

Coordenação:

Coordenadora: Diana Carvalho de Carvalho (UFSC)
Vice-Coordenadora: Edna Mendonça Oliveira de Queiroz (UFG)
Pareceristas Adhcs: 
- Ana Luiza Bustamante Smolka (UNICAMP)
- Anita Cristina Azevedo Rezende (UFG)
- Laurinda Ramalho de Almeida (PUC-SP)
- Laêda Bezerra Machado (UFPE)
- Luciane Maria Schlindwein (UFSC)
- Maria Teresa De Assunção Freitas (UFSJ)
- Sonia Mari Shima Barroco (UEM)

Representante do GT no Comitê Científico da ANPED:

- 1º. Maria Isabel Antunes Rocha (UFMG)
- 2º. Vera Nigro de Souza Placco (PUC-SP)
- 3º. Maria Eliza Mattozinho Bernardes (USP-SP)

Dados do Grupo
Coordenador:
Diana Carvalho de Carvalho / UFSC
E-mail do Coordenador:
dianacc@terra.com.br
Vice-coordenador:
Edna Mendonça Oliveira De Queiroz / UFG
Publicações do GT