GT04 - Didática

Vertical Tabs

Apresentação

Dos anos 1990 até hoje muitos pesquisadores do campo da Didática realizaram balanços críticas e reflexões. Esses balanços se referem às pesquisas do GT e do ENDIPE. Alguns deles indicamos aqui para leitura sobre o histórico do GT e do ENDIPE que se relacionam com a história da Didática no Brasil.

José Carlos Libâneo – Produção de Saberes na Escola:suspeitas e apostas. X ENDIPE, 2000.
Vera Maria Candau – Memórias, diálogos e buscas: aprendendo e ensinando didática. XIV ENDIPE, 2008.
José Carlos Libâneo- O campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. XIV ENDIPE, 2008.
Marli André – Tendências da Pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. XIV ENDIPE, 2008.
Bernadette Gatti – A pesquisa e a Didática. XIV ENDIPE, 2008;
Maria Inês Marcondes, Miriam Soares Leite e Vânia Finholdt Angelo Leite – A pesquisa contemporânea em Didática: contribuições para a prática pedagógica GT de Didática, ANPED 2009.

Dados do Grupo
Coordenador:
Suzana dos Santos Gomes / UFMG
E-mail do Coordenador:
suzanasgomes@fae.ufmg.br
Vice-coordenador:
José Leonardo Rolim de Lima Severo / UFPB
Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador/  José Cerchi Fusari; Maria Isabel de Almeida; Selma Garrido Pimenta

GEPROD (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a profissão e a formação docente/  Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento

Formação de professores, Ensino e Avaliação/  Maria Isabel da Cunha

GP FORME – FORMAÇÃO DO EDUCADOR/  Rosane Michelli de Castro (Líder); Vandeí Pinto da Silva (Vice-Líder).

GECEC (Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas) / Vera Maria Candau; Marcelo Andrade

Grupos de Pesquisa em Didática, metodologias e práticas / Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana

Instituição Escolar e Práticas Pedagógicas José Geraldo Silveira Bueno/  Alda Junqueira Marin

Diferença e desigualdade na educação escolar da juventude (DEJ)/  Miriam Soares Leite

Teoria Histórico-Cultural e Práticas Pedagógicas/  José Carlos Libâneo 

Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar/  Marta Sueli de Faria Sforni e Maria Terezinha Bellanda Galuch

Grupo de Estudos da Teoria das Ações Mentais por Etapas – GETAME./  Isauro Beltrán Núñez ; Betania Leite Ramalho

Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores/  Giseli Barreto da Cruz

Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar - GEFOCC /  Maria Inês Marcondes

Documentos

GT 04- DIDÁTICA

2014/2015

Coordenadora: Maria Inês G. F. Marcondes de Souza (PUC/Rio)
Vice-coordenadora: Maria Isabel de Almeida (USP)

Membros do Colegiado
Alda Junqueira Marin (UNESP/Araraquara)
Marcelo Andrade (PUC/Rio)
Maria Marina Dias Cavalcante (UECE)
Maria Amélia R. Santoro Franco (UNISANTOS)
Pura Lúcia Oliver Martins (PUC/PR).

Comitê Científico
Aída Maria Monteiro Silva (UFPE)
Marilda Aparecida Behrens (PUC/PR)
Yoshie Ussami Ferrari Leite (UNESP/ Presidente Prudente)