XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico - “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo”

Data: 
15/10/2019 até 18/10/2019
Prazo de Inscrição: 
18/03/2019 até 15/10/2019
Prazo para Submissão: 
18/03/2019 até 28/04/2019
Local: 
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus de Vitória da Conquista

O Museu Pedagógico da UESB agrega grupos de estudos e pesquisas que têm como objetivo a produção coletiva do conhecimento à luz da História da Educação e das Ciências. Desde o ano de 2001, os seus pesquisadores elegem um tema comum para ser discutido a cada dois anos em um colóquio nacional e internacional. No ano em curso, o XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo” abordará os acontecimentos expressivos que nesse primeiro quartel do século XXI têm provocado “um futuro diatópico: um porvir em que a vida de diversos grupos ou povos estaria diariamente afetada e colocada em risco” (TALONE, 2018). Neste cenário, a construção do conhecimento científico e da educação exerce um papel preponderante de condução e produção do controle e imposição ideológica, observadas na contemporaneidade, levada ao extremo nas realidades diatópicas (CERQUEIRA, 2017), mas também a dialética histórica das utopias, da emancipação humana e os processos contraofensivos que se articularam nas malhas desses processos e suas dinâmicas no presente. Desse modo, o Colóquio do Museu Pedagógico propõe uma reflexão sobre a dimensão e amplitude dos problemas sociais, políticos e econômicos na atualidade, sem perder de vista a análise sobre as alternativas para a sua superação.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.