X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias

Data: 
01/07/2019 até 04/07/2019
Prazo de Inscrição: 
18/02/2019 até 26/04/2019
Prazo para Submissão: 
18/02/2019 até 26/04/2019
Local: 
UERJ

Apresentação
Pensar a liberdade acadêmica na produção e circulação de conhecimentos em suas relações com a educação exige considerá-la a partir de uma nova perspectiva teórica e política de compreensão do que ela exige e pode ser. Butler nos desafia a perceber os riscos que, nos dias atuais, envolve o fazer acadêmico, em função de mecanismos percersos que ameaçam a liberdade daqueles que se dedicam a fazê-lo e constroem carreiras profissionais nessa lida. Entendemos que a aceitação da pluralidade epistemológica e política do mundo, daí que também acadêmico-científica, reconhecendo a legitimidade de diferentes sujeitos, modos de ser e de compreender o mundo é uma forma de luta pela democracia e contra a violência, que sempre integra quaisquer formas de negação do Outro em seus direitos de ser o que é, pensar o que pensa e produzir o que deseja e considera importante. Assim, entendemos que o desafio da liberdade acadêmica e do respeito às diferentes formas de produzir conhecimentos no e sobre o mundo, bem como de fazê-los circular exige de nós, educadores e pesquisadores do campo da Educação, o desenvolvimento crescente de reflexões voltadas à compreensão desses processos e das relações de poder que caracterizam a atualidade. O "X Seminário internacional As redes educativas e as tecnologias: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos" se inscreve nesse campo.

A proposta de discussão desta temática no nosso tradicional Seminário, se vincula à nossa convicção de que cabe à Universidade, como espaço próprio de produção e de promoção da circulação de conhecimentos, proteger esta liberdade acadêmica. Os processos de produção e circulação de conhecimentos integram experiências sociais diversas, dentre elas a da Educação, e é necessário que as diferentes perspectivas delas derivadas estejam em permanente diálogo, buscando-se, com isso, tecer relações de autoridade partilhada entre conhecimentos e modos de sua produção e circulação, reconhecendo valores e perspectivas de abordagem plurais em sua validade, na perspectiva de uma ecologia de saberes (SANTOS, 2010) em que a relação de interdependência entre esses diferentes se destaque, permitinho e criando possibilidades do reconhecimento de todos e de cada um, bem como da liberdade inerente ao próprio ato de conhecer. O reconhecimento e a necessidade de diálogo entre modos de conhecer e de aprenderensinar cotidianamente, dentrofora do universo acadêmico e/ou escolar para a construção de uma sociedade democrática nos leva a propor nosso décimo Seminário com essa temática.

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