Inscrição de Filmes |Mostra Educação | 14ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Data: 
05/06/2019 até 10/06/2019
Prazo de Inscrição: 
15/03/2019 até 15/04/2019
Prazo para Submissão: 
15/03/2019 até 15/04/2019
Local: 
Ouro Preto - MG

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 14ª edição em 2019 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação, o Fórum da Rede Kino.

XI FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

A Rede Kinoé formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo da educação, do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação a partir da apresentação de propostas de produção audiovisual e problemas teórico-metodológicos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum têm refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino dopaí. 

→ Data prevista de realização do evento: 05 a 10 de junho de 2019

→Local de realização: Ouro Preto – MG

 

 TEMÁTICA EDUCAÇÃO - 2019:Mulheres: terra emovimento

O Encontro da Educação este ano celebra o XI Fórum da Rede Kino: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e se propõe abordar a atuação das mulheres. Estamos interessados nas intervenções das mulheres desde os lugares específicos onde vivem, no ambiente doméstico, familiar, privado, e também nas intervenções que elas empreendem nos espaços públicos, incluindo escolas, cidades,aldeias indígenas, quilombos, organizações da sociedade civil ou instituições públicas, urbanas, do campo, indígenas ou quilombolas.

Nossa motivação é buscar compreendercomo, lançando mão do cinema, as mulheres estabelecem relações com os espaços, com as regiões, territorialidades e com as terras onde se situam. Isso significa, primeiramente,a atenção às relações de pertencimento, ancestralidade, identidade e também dediferença e dissenso. Em seguida,e não menos importante,temos interesse em filmes que abordem os movimentos que as mulheres fazem ocupando espaços públicos, a exemplo de cargos de representação política, movimentos de organização estudantis, de professoras, de cineastas mulheres, de lideranças comunitárias, indígenas ou quilombolas, marchas e movimentos, sendo eles feministas ou não, mas que,em um determinado momento, transcendam a intervenção numa escala localizada, projetando a trajetória da mulher para um outro contexto.

Sabemos que o Brasil é o quinto país do mundo em número de feminicídios, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência, 503 mulheres são vítimas de agressões físicas por hora e ocorre cerca de um estupro a cada 11 minutos. Se passarmos dos dados referentes a violências e abusos à esfera da representaçãopolítica, podemos observar que, apesar do Brasil ter uma legislação específica para garantir a presença feminina na política, o país ocupa a 152a posição no ranking de 190 países que consideraa presença feminina em parlamentos, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018. No campo do Cinema não é diferente. Dados divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2018, tendo como base os 142 longas-metragens brasileiros lançados comercialmente em salas de exibição no ano de 2016, informam que os homens brancos detêm a direção de 75,4% dos longas. As mulheres brancas assinam a direção de 19,7% dos filmes. Nenhum filme em 2016 foi dirigido ou roteirizado por uma mulher negra.

 Acreditamos que no cotidiano das escolas, por meio do cinema, tenhamos chances de discutir e alterar esse contexto de violência, exclusão e invisibilidade, que acompanha as mulheres brasileiras historicamente. Por meio deste edital, estamos, portanto, convocando filmes que se dediquemàs maneiras como as mulheres interferiram e interferem em suas sociedades, cada uma ao seu modo, resistindo, interrogando ativamente o mundo ao seu redor, apontando para outras formas de fazer, saber e ver, seja em seus territórios, em suas regiões, ou em seus deslocamentos, movimentos, para fora deles.

 Estamos atentosà ação das mulheres em suas diversas interfaces com o feminismo e suasinterseccionalidades, o que nos permite abranger as diferentes pautas e perspectivas de raça, classe e gênero, no que concerne, por exemplo, ao feminismo negro, ao feminismo indígena, ao feminismo lésbico, feminismo asiático, transfeminismo e outros. Entendemos que não há um consenso em relação ao que é ser mulher e que cada grupo apresenta demandas específicas em relação aos marcadores de diferença, sendo algumas delas contempladas pelas teorias e práticas feministas até então elaboradas e outras não, o que não as torna menos importantes. Nesse sentido, estaremos atentos também aos trabalhos que não necessariamente aderem a teorias ou práticas assumidamente feministas, mas que se interessam pela observação e escuta das mulheres.Nesse ponto é necessário notar a atuação diversadas mulheres, a heterogeneidade dos saberes e fazeres de cada mulher ou grupo de mulheres,vozes singulares, que pretendemos fazer dialogar por meio da Mostra Educação.

A MOSTRA EDUCAÇÃO

A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os(as) estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores(as) dos materiais elaborados, filmados, editados.

Em 2019, a Mostra Educação aborda o tema MULHERES, especialmente as relações que elas experimentam com os espaços, as regiões, os territórios, as terras e também com os movimentos nos quais se engajam, sejam eles considerados feministas ou não.

 

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.