III Colóquio LECTURI - 02 a 05 de dezembro de 2019 - UFU

Data: 
02/12/2019 até 05/12/2019
Prazo de Inscrição: 
01/09/2019 até 28/11/2019
Local: 
Universidade Federal de Uberlândia

A proposta do III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet, que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05 de dezembro de 2019, é resultado dos estudos, problematizações e experimentações que integram as atividades do grupo de pesquisa Lecturi ao longo dos anos de 2016, 2017 e 2018. O III Colóquio visa discutir uma aproximação entre os pensamentos teóricos dos autores Voloshinov e Vigotsky e a Pedagogia Freinet e suas contribuições para se repensar a apropriação da linguagem escrita, tendo como interseção três grandes áreas de fundamentos para a pedagogia: a psicologia, a filosofia da linguagem e a educação. Esse evento científico, com seu princípio extensionista, busca reunir professores universitários, estudantes da pós-graduação, da graduação e, principalmente, os professores da Educação Básica com a expectativa de discutir possibilidades de práticas pedagógicas situadas no contexto histórico e cultural da criança-aprendiz que de fato promovam a efetiva apropriação da língua escrita materna, minimizando um dos problemas mais sérios e recorrentes, a não alfabetização.

As edições anteriores deste evento demonstram o progressivo aprofundamento que o grupo de pesquisa tem feito nessa temática de aproximação entre os três teóricos citados para a terceira edição do evento. O I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no processo de humanização, priorizou o desenvolvimento humano pelas linguagens numa perspectiva vigotskyana. Já o II Colóquio Lecturi: o estudo da linguagem em Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov aprofundou-se na temática da filosofia da linguagem com o objetivo de buscar caminhos e teóricos que embasassem possíveis propostas metodológicas de ensino da leitura e da escrita para crianças do Ensino fundamental I. O III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet tem o propósito de discutir bases da filosofia da linguagem e a teoria da aprendizagem de Vigotsky como pilares para a aplicação da Pedagogia Freinet nas escolas atuais.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.