Colóquio "A Historiografia em Trabalho-Educação - Como se escreve a história da educação profissional"

Data: 
08/11/2017 - 09:00 até 10/11/2017 - 19:30
Prazo de Inscrição: 
08/11/2017
Local: 
Faculdade de Educação / UFF - Campos Gragoatá - Bloco D - sala 318 (Niterói-RJ)

"Que lugar ocupa o saber histórico na vida social? Atua a favor da ordem estabelecida ou contra ela?" (Jean Chesnaux)

Clique aqui e acesse a programação do colóquio

Até 30 de novembro, a Biblioteca Central de Gragoatá ainda recebe a exposição de fotografias "O mundo do trabalho em imagens - a educação do olhar e a memória do trabalho (1900-1930)", com visitação gratuita, de 8h30 às 21h.

Este Colóquio tem por base as atividades do Projeto de Pesquisa “A HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO – Como se escreve a História da Educação Profissional” (CNPq) em desenvolvimento nesta Universidade. Na História e na Historiografia do Trabalho-educação, buscamos conhecer como se escreve a História da Educação Profissional no Brasil. A historiografia é a análise crítica da história escrita, o amadurecimento do campo científico que pensa sobre seu próprio fazer.

Trata-se de aprofundar o estudo da produção do conhecimento dentro do campo da História da Educação em sua relação com o trabalho e suas particularidades, tais como, as relações entre o capital e o trabalho, as contradições e vínculos com a sociedade, as políticas educacionais, a educação profissional, a cultura material, as ideologias e os espaços formativos. 

Temos como referência básica a crítica à economia política, a história como processo e a história como método de pesquisa. Assumimos a história como processo real da vida de homens e mulheres em sociedade; os acontecimentos, os sujeitos sociais e as estruturas socioeconômicas, políticas, culturais; o tempo do capitalismo, suas mediações e contradições, a partir da crítica da economia política e do pensamento crítico latino-americano; a educação como formação humana e as lutas pela democratização da riqueza social. 

 

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.