Coletânea CONAPE 2018 e FNPE

Acompanhe, através do menu à direita, as principais notícias sobre a CONAPE 2018 e sobre o FNPE >>>>

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) acontece entre 24 e 26 de maio de 2018. é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora.

Na programação da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), que ocorrerá entre os dias 24 a 26 de maio em Belo Horizonte, haverá sessões de apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral, tendo por base os eixos temáticos e a temática geral da CONAPE “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”.

Até o final de 2017 foram realizadas as conferências municipais e/ou intermunicipais e é esperado que as conferências estaduais ocorram até março deste ano.

____________________________________

 

Histórico Fórum Nacional Popular de Educação

 

Representantes de 20 entidades que compunham o Fórum Nacional de Educação entregaram no dia 7 de 

julho documento na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado anunciando renúncia coletiva do FNE. A 

entrega do documento à comissão foi mediada pela senadora Fátima Bezerra e será formalizada pelas entidades ao MEC. 

As entidades criticaram especialmente a portaria nº 577 e o decreto de 27 de abril de 2017 do Ministério da Educação, que alteraram a composição do fórum, excluindo entidades históricas do campo da educação, aumentando a bancada governamental - representando um desmonte do FNEe comprometendo a realização da Conferência Nacional de Educação – Conae 2018. 

As entidades também lançaram a organização do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e a construção da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) como formas de resistência e organização.
A partir de nossa coletânea sobre o assunto, entenda mais e acesse documentos de encaminhamentos da CONAPE e FNPE, navegue pelo menu a direita.