6 º GRUPECI

Data: 
27/11/2018 até 30/11/2018
Prazo de Inscrição: 
03/04/2018
Local: 
Centro de Eventos Benedito Nunes - UFPA

O Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI) é um evento científico nacional que congrega grupos de pesquisas, professores, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais envolvidos na investigação sobre crianças e suas infâncias.O Seminário constituiu-se como um importante locus de debate coletivo, inter e multidisciplinar, cujo objetivo é fomentar a constituição e o fortalecimento institucional de grupos de pesquisa nas diversas regiões brasileiras, podendo também favorecer intercâmbios com outros grupos e pesquisadores internacionais.

O tema central do 6º Grupeci é “Diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias” deliberado em assembleia no V GRUPECI, devido ao fato do tema “diversidade” não ter sido suficientemente discutido no V GRUPECI.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas SOMENTE via internet, no site do evento, até a data de 24 de novembro de 2018. Após esta data as inscrições somente poderão ser efetuadas na secretaria de credenciamento, no local do Congresso. O participante receberá e-mails de confirmação de dados e pagamento.

Inscritos como ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO deverão OBRIGATORIAMENTE anexar a comprovação da categoria no ato do cadastro da inscrição no site do congresso ou encaminhar pelo e-mail: atendimento@pautaeventos.com.br, os seguintes documentos: carteirinha de matrícula do ano vigente (frente e verso) ou declaração de matrícula em papel timbrado da Instituição ou ainda boleto quitado da mensalidade vigente.

Consulte o site para mais informações sobre os valores e prazos de escalonamento, acesse: http://grupeci2018.com.br/ 

Envio de Trabalhos

O GRUPECI destina-se à apresentação de produções acadêmicas realizadas em diferentes grupos de pesquisa. Assim, serão aceitas as inscrições de trabalhos produzidos pelos grupos de pesquisa, sendo vedada a inscrição de trabalhos individuais.

Neste formato cada grupo de pesquisa poderá escrever resumos com 3.000 a 3.5000 caracteres em até dois Eixos. Em cada eixo, considerando os objetivos e o formato do Grupeci é necessário que o Grupo de pesquisa escolha e inscreva até três trabalhos ligados as suas pesquisas.

Para a inscrição do(s) trabalho(s) todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento e não haverá devolução da taxa de inscrição.

Os grupos interessados poderão submeter trabalhos, de acordo com o modelo proposto (mínimo de quatro a seis páginas). Os trabalhos devem ter ênfase nos seguintes eixos:

1 – HISTÓRIA E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA: Contempla os campos de conhecimentos científico-acadêmicos voltados à reflexão acerca da infância, considerando diferentes perspectivas teórico-epistemológicas: Pedagogia da Infância, Sociologia da Infância, Antropologia da Infância, Geografia da Infância, Filosofia da Infância, História da Infância, Psicologia do Desenvolvimento e outras.
2 – INFÂNCIA, ARTE E MÍDIAS: O papel da arte e das mídias, em suas diferentes formas e interrelações, no cotidiano das crianças. A infância e a arte como experiência e conhecimento. Crianças, mídias, tecnologias: provisão, proteção e participação.
3 – PRÁTICAS EDUCATIVAS E INFÂNCIAS: Abrange o cotidiano de diferentes instituições educacionais, incluindo suas atividades, organização do espaço, do tempo, as interações, documentação, avaliação, conteúdos e metodologias.
4 – POLÍTICAS PARA A INFÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Contempla as produções acadêmico-científicas que tratam de ações políticas e legislações referentes à Educação Infantil e a infância. Aborda pesquisas e reflexões sobre a formação de professores em suas dimensões e especificidades: creches, pré-escolas, movimentos sociais, educação indígena, educação a distância e outras.

5 – INFÂNCIA, CULTURA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Contempla estudos sobre concepções, políticas e práticas relacionadas à infância e diversidades, de modo especial, às identidades e diversidades regionais, de gênero e sexualidade, etnorraciais e educação inclusiva.

Prazos importantes:

Data final para envio dos resumos: 30 de maio de 2018
Publicação da listagem dos resumos aceitos: a partir de 30 de junho de 2018
Prazo para pagamento da inscrição dos autores do trabalho: 30 de maio de 2018

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.