2019 em retrospectiva: ANPEd presente na resistência criativa

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) produziu e subscreveu um total de 56 manifestos ao longo de 2019. O alto número de documentos - que demandam debate, dissensos democráticos e construção coletiva - espelha o ano dramático para nossa área e nossas educadoras, educadores e estudantes, o que exigiu respostas veementes por parte de entidades científicas do porte da ANPEd.

Esta coletânea permite o acesso direto (pelo menu à direita) a tais documentos, que acabam por fazer uma retrospectiva de um ano marcado por cortes e contingenciamentos de recursos de agências de fomento, de bolsas e de manutenção de universidades, de tentativas claras de demonste de políticas educacionais (da educação infantil à formação de professores). Os manifestos respondem a um quadro de avanço de políticas neoliberais já claramente demonstradas como retrocessos num passado não muito recente, mas com a novidade de um discurso obscurantista e anti-ciência, que se demonstra em falas e condutas da presidência da república e de ministérios que relativizam o trabalho infantil, avançam na intervenção em universidades, estimulam ataques a docentes e a movimentos sociais, impõem doutrinação religiosa e modelos de escolas civil-militares sobre a educação democrática, legitimam políticas de extermínio contra negros e pobres. O ano termina também com a proposta anti-democrática de interromper a escolha de reitores de institutos de ensino superior a partir de lista tríplice, algo que caminha diretamente para o controle autoritário das universidades, atacando seu caráter de liberdade e autonomia. 

Outros documentos de maior fôlego trazem a posição da ANPEd em análises embasadas por pesquisas a cerca de temas como BNCC e o programa Future-se. Esse movimento pendular - entre um olhar sensível e de indignação com o que se passa no cotidiano, mas também com posições amparadas por pesquisas numa pós graduação comprometida com novas ecologias dos saberes - é o que pode-se esperar da Associação em 2020 (clique aqui e confira a carta da presidência para o biênio 2019-2021). Uma atuação em diálogo com demais entidades da educação e com a SBPC, com o Fórum Nacional Popular de Educação e fóruns estaduais, de apoio a mobilizações e posicionamentos firmes nos diversos espaços de atuação, das universidades às ruas, das redes ao congresso. ANPEd, presente!