Editorial  
 
É com muita alegria que damos início, mediante esta primeira edição do Informativo da ANPEd de 2006,  ao diálogo da nossa Diretoria com cada um dos sócios e sócias  da ANPEd que se encontram espalhado(a)s em todas as regiões do Brasil, bem como em outros países. Esperamos que  .... clique aqui para ler o Editorial.           
  Notícias da posse da nova Diretoria da ANPEd <<<Volta

 

Em concorrida cerimônia, na qual estiveram presentes professores, pesquisadores, representantes de universidades, de entidades acadêmicas e sindicais e de órgãos da administração pública nacional, tomou posse a nova diretoria da ANPEd, às 18h do dia 09 de dezembro de 2005, no Auditório da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

DIRETORIA DA ANPED (Biênio 2005-2007)

 
 PRESIDENTE  
 Márcia Angela da Silva Aguiar (UFPE)  marcia_angela@uol.com.br
   
VICE-PRESIDENTES  
Sandra Maria Zákia Lian Sousa (USP) sanzakia@usp.br
Antonio Flavio Barbosa Moreira (UCP)         afmcju@infolink.com.br
Dalila Andrade Oliveira (UFMG)                     dalila@fae.ufmg.br
   
SECRETÁRIO GERAL  
 Jésus de Alvarenga Bastos (UFF)      jesusbastos@terra.com.br
   
SECRETÁRIAS ADJUNTAS  
Regina Vinhaes Gracindo (UnB) reginagracindo@globo.com
Aida Maria Monteiro Silva (UFPE) trevoam@terra.com.br
   
CONSELHO FISCAL EFETIVOS  
Arminda Rachel Botelho Mourão (UA)

arachel@uol.com.br;ppge@ufam.edu.br

Bernadete Angelina Gatti (PUC-SP / FCC) gatti@fcc.org.br
Luiz Fernandes Dourado (UFG) douradol@terra.com.br
   
SUPLENTES  
Jacques Therrien (UFC)  jacques@ufc.br
Leda Scheibe (UFSC / UNOESC) lscheibe@uol.com.br
Marli Dalmazo Afonso André (PUC-SP) marliandre@pucsp.br
                              
Discurso de posse da Prof. Marcia Angela Aguiar

 <<<Volta

 

Com intensa alegria  e muita emoção compareço a esta solenidade em que serei, junto com valorosos e valiosos companheiros e companheiras, forjados nas lides e lutas acadêmico-científicas e, portanto, políticas, revestida com a honraria de assumir a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd para o biênio 2005-2007, por escolha livre e soberana de expressivo contingente dos que fazem esta entidade.        Clique aqui para ler o discurso de posse  completo.                                                                                                   

Diretrizes da Pedagogia

 <<<Volta

 

 Após um longo processo pontuado por discussões e  polêmicas no campo educacional e intervenções no plano  governamental, as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia (www.mec.gov.br/cne)  foram, finalmente, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Para as entidades ....  clique aqui para ler o artigo completo           

                      

 Universidades Federais             <<<Volta

 

A paralisação nas Universidades Federais, que se estendeu por mais de 100 dias, foi encerrada. Todavia, isto não significa que as questões candentes das condições de trabalho dos docentes do ensino superior tenham sido resolvidas. No contexto da dívida social brasileira, os docentes de todos os níveis de ensino têm arcado, também, ao longo do tempo, com o ônus da ausência de políticas salariais compatíveis com a relevante função que exercem  na sociedade. Analisar esta situação no âmbito do debate sobre a educação superior no país e apresentar propostas adequadas constitui um desafio, sempre atual, para os professores e pesquisadores.  Nos próximos Informativos, com o intuito de dar mais visibilidade ao debate que está presente na entidade, vamos dar voz aos pesquisadores da ANPEd que focalizam a situação atual da educação superior no contexto nacional.                                                                                         

 Notícias dos GTs/GE  e do FORPRED            <<<Volta

 

Alguns Grupos de Trabalho, bem como Programas de Pós-Graduação em Educação,  renovaram as respectivas coordenações.  Aos Colegas que saem os agradecimentos e o reconhecimento pelo trabalho realizado nas instâncias da Anped. Aos que assumem a coordenação dos GTs  e dos Programas de Pós-Graduação votos de profícuo mandato.

 Os Coordenadores e Coordenadoras de Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e Nordeste estiveram reunidos, em Salvador, nos dias 13 e 14 de fevereiro, discutindo questões relevantes da pesquisa e pós-graduação das respectivas regiões.

No período de 13 e 14 de março, o FORPRED estará promovendo uma reunião dos Coordenadores e Coordenadoras de Programas de Pós-Graduação em Educação, em Brasília, quando  serão discutidas questões atinentes à avaliação.                    

 Carta Aberta           <<<Volta

 

CARTA ABERTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd AOS DIRIGENTES DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC/SP

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd, compromissada com a defesa da educação nacional, acompanha com crescente preocupação os últimos acontecimentos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, que têm resultado em demissões de professores e pesquisadores que compõem o corpo docente desta instituição.

Considera que essa instituição, com respeitável corpo de professores e pesquisadores de alta qualificação, tem contribuído, ao longo do tempo e de forma significativa, para o fortalecimento da educação superior no país, especialmente, no que tange ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação.

Portadora de uma história que a enobrece, a PUC/SP deu mostras, nos tempos difíceis do regime autoritário, que sabe encontrar os meios adequados para vencer as adversidades, preservando os processos democráticos de gestão e de valorização  de padrões acadêmicos de alto nível. No momento atual, em que enfrenta grandes dificuldades para manter estes padrões  que a destaca nos meios acadêmico-científicos, há de se esperar que trilhe caminhos que a levem a superar a crise que a envolve, de modo a continuar garantindo a  elevação dos padrões da pós-graduação e da pesquisa em educação no cenário nacional e internacional.  

A ANPEd, entidade que congrega mais de 1800 sócios e 76 programas de Pós-Graduação em Educação, no País, reitera, nesta ocasião, junto às autoridades competentes dessa instituição, que sejam envidados esforços na busca de soluções que, em um clima de respeito aos processos democráticos,  garantam a preservação do patrimônio intelectual de maior valor – os docentes que, no dia a dia, emprestam sua inteligência e dedicação à formação de novas gerações de pesquisadores, professores e cientistas que a Nação brasileira requer.

Por fim, a ANPEd  coloca-se à disposição para que se somem esforços no sentido de que, em curto prazo, possam ser encontradas formas de superação da crise, de modo que aqueles que fazem a PUC/SP reencontrem o clima propício para continuar produzindo e socializando o conhecimento científico-tecnológico de alta qualidade, no contexto de uma luta integrada com as forças progressistas que pugnam pela soberania do Brasil no concerto das nações desenvolvidas.

                                   Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2006.

 Márcia Angela da Silva Aguiar

Presidente

                                                                                                

 Agenda da ANPED          <<<Volta

 

Novo Estatuto da ANPED – A discussão sobre os ajustes (de natureza legal) do Estatuto da ANPEd ao Novo Código Civil deverá ser aprofundada, mediante o trabalho de uma comissão encarregada de apresentar uma proposta de alteração do Estatuto à Assembléia da 29º Reunião Anual.  

·      Convênio ANPED/SECAD/MEC -  O Convênio entre ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), negociado na gestão anterior, foi assinado pela atual presidente no dia 20/12/2005. Este Convênio  tem como objetivo “desenvolver estudos, pesquisas, promover eventos, concursos monográficos, incentivar publicações em áreas de interesses mútuos entre a ANPEd e a SECAD ; consolidar a formação continuada para os egressos do concurso “ Negro e Educação” . As temáticas contempladas no Convênio são: meio ambiente, questões étnico-raciais, gênero, orientação sexual e diferenças culturais. As atividades previstas no Plano de Trabalho serão desenvolvidas em conjunto com os GTs e com os Programas de Pós-Graduação em Educação diretamente vinculados às temáticas mencionadas.  

Simpósio Nacional de Educação Básica - Estão sendo conduzidas, pela Diretoria da ANPEd, as gestões iniciais com vistas à realização de um SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, no final do primeiro semestre de 2006. O objetivo deste evento é  propiciar um espaço de discussão e de aglutinação de propostas, resultantes de estudos e pesquisas, visando contribuir para a formulação e implementação de políticas educacionais que venham atender às demandas da sociedade brasileira.  

Visita ao Ministério da Educação - A Diretoria da ANPEd se fez representar em uma visita de cortesia ao Ministro de Estado da Educação, Professor Fernando Haddad, pela Presidente Profa. Márcia Ângela Aguiar e pela Secretária Regina Vinhaes Gracindo, acompanhadas do Prof. Erasto Mendonça, diretor da Faculdade de Educação da UnB. Na ocasião, foram abordados temas de interesse de ambas as instituições. Com propósito similar, outras visitas foram realizadas aos titulares das Secretarias deste Ministério. 

Visitas a CNTE e aos Programas de Pós-Graduação em Educação - A Professora Márcia Ângela Aguiar realizou, ainda,  visitas de cortesia à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE e aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UnB e da UECE, quando foram abordados temas de interesses mútuos. 

Audiência com o Reitor da UNB – A visita da Presidente e da Secretária Adjunta  da ANPEd, acompanhadas do Diretor da Faculdade de Educação, ao Reitor da UNB teve o objetivo principal de consolidar o apoio institucional à realização do próximo Simpósio Nacional de Educação Básica. 

Interlocução com a Câmara Federal – Com o objetivo de acompanhar as questões relativas aos projetos educacionais em curso na Câmara Federal, a presidente da ANPEd manteve contato com o presidente da Comissão de Educação, que demonstrou interesse em manter uma interlocução sistemática com a ANPEd. A Diretoria entende ser necessário e oportuno definir o espaço de entendimento da entidade com o Poder Legislativo em função dos interesses da educação nacional.

Revista Brasileira de Educação – A Diretoria da ANPEd e o editor-chefe da RBE, Prof. Osmar Fávero, estão empenhados em incentivar o acesso à Revista e a manter pontualidade das edições, considerando, especialmente, a sua inclusão na coleção SciELO Brasil (www.SciELO.org) . Está também em pauta a discussão sobre a versão eletrônica  da RBE.

                                                                       

 NOTÍCIAS DA 29ª. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd           <<<Volta

 

Estamos em ritmo de preparação para a 29ª. Reunião Anual da ANPEd e queremos compartilhar com os sócios (as) as providências encaminhadas:

  • Em reunião das Diretorias anterior e atual, foi examinada a possibilidade de ampliabalhos para a 29ª RA, na tentativa de atender às recorrentes ponderações dos associados (as). A análise das atividades preparatórias e indispensáveis (que incluem as rotinas de trabalho da secretaria, bem como prazos e processos de outras instâncias, rigor nos processos de edição e revisão da programação, observância de prazos para processos que demandam articulações externas e, especialmente, o fluxo seqüencial das atividades da RA para a realização da próxima Reunião indicou uma única possibilidade de ampliação de prazo – de três dias – o que foi concretizado. Assim, o período de submissão de trabalhos e pôsteres para a 29ª RA passará a observar o seguinte calendário: 14 de janeiro a 17 de março de 2006.

 

  • É sempre oportuno realçar a Agenda da Reunião Anual para que todos tenham uma visão do conjunto das atividades preparatórias, que envolvem: a definição preliminar de data e local, em Assembléia Geral dos Associados (no ano anterior); captação de recursos financeiros junto às agências de apoio e fomento (FAPERJ, FAPESP, FINEP, CAPES, CNPq e as Universidades) e outras fontes para garantir a realização da reunião; articulações político-acadêmicas e discussões dos cenários nacional e internacional e suas repercussões no plano educacional e, especificamente, na pós-graduação,  com sócios (as) pesquisadores, visando às definições das diversas pautas da RA; observância de prazos para avaliação de trabalhos e pôsteres pelos Assessores ad-hoc; reuniões do Comitê Científico para avaliação dos trabalhos; reuniões de diretoria para elaboração de programação preliminar da RA; reuniões com coordenadores dos GTs e representação do FORPRED para composição da programação definitiva desta Reunião.

 

  • A programação da 29ª Reunião Anual será discutida na próxima reunião dos Coordenadores de GTs e representação do FORPRED a se realizar no mês de março, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, de intenso trabalho, serão definidos o tema central da 29ª RA, conferências, conferencistas, sessões especiais, sessões de conversas, minicursos, reuniões de GTs e GE, sessões de pôsteres, colóquios, exposições, reuniões de entidades, assembléia e atividades culturais.

                                                                      

           <<<Volta

Expediente: O Informativo da ANPEd é uma publicação eletrônica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Conselho Editorial: Diretoria da ANPEd.                    Correspondência: anpedo@anped.org.br